quinta-feira, 30 de julho de 2009

Traficante é preso com 1,2t de maconha

Integrante de uma das maiores quadrilhas de traficantes do interior do estado, Neilton Suzarte Leal, o “Grande”, 48 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (29), no centro de Ruy Barbosa, por uma equipe da delegacia daquele município, sob o comando do delegado titular Fabrício Linard.

Neilton dirigia o caminhão de sua propriedade, que, em maio desse ano, transportava parte da 1,2 tonelada de maconha apreendida naquela ocasião durante uma operação da Coordenação de Operações Especiais, em Irecê. A droga abasteceria o tráfico em alguns bairros de Salvador.


Em 19 de maio, ao ser abordado pelos integrantes do COE, o traficante conseguiu escapar ao cerco policial, abandonando o caminhão carregado com a droga, na BA-052 (Estrada do Feijão). Três comparsas de “Grande” identificados como Cássio Clay de Almeida, Valfrido Alves Tupiná e José Custódio Filho, também tentaram fugir, mas foram capturados.


Simulação de assalto


Com prisão preventida decretada pela Vara de Tóxicos, Neilton Suzarte chegou a registrar um boletim de ocorrência na delegacia, alegando ter sido assaltado, perdendo o caminhão. Mas durante as investigações, a polícia apurou que ele integrava a quadrilha de Cássio, Valfrido e José Custódio, cuja maconha comercializada era proveniente da roça de Martins Felipe da Silva, o “Marco”, natural da Paraíba, capturado há duas semanas em Salvador.


Considerado um dos maiores produtores e distribuidores de maconha da região de Irecê e Xique-Xique, “Marco” foi preso em 14 de julho por uma equipe da COE, que o localizou na Praia de Piatã. Segundo o Departamento de Narcóticos ele é responsável pela produção de cerca de 1,5 tonelada de maconha, apreendida pela Polícia Civil nos últimos seis meses e abasteceria traficantes em bairros como Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Engomadeira.


As investigações sobre a atividade ilícita de “Marco”, que tinha um mandado de prisão em aberto, foram iniciadas a partir de informações da 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina), bem como de inquéritos instaurados pelo Denarc e pela COE.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: