A cidade de Foz do Iguaçu (PR) lidera o ranking de homicídios entre adolescentes no país segundo estudo divulgado nesta terça-feira pelo governo federal, Unicef e uma ONG ligada a comunidades carentes.A faixa etária do estudo compreendeu adolescentes com idades entre 12 a 19 anos habitantes de 267 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
A partir de um cálculo que levou em conta mortes ocorridas em grupo de mil jovens, foi estabelecido o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência). O IHA de Foz de Iguaçu é de 9,7 mortes. O índice em Foz do Iguaçu é três vezes e meio superior à média nacional, de 2,03.
Em segundo lugar no ranking está a cidade de Governador Valadares (MG), que registrou 8,5 mortes a cada grupo de mil e Cariacica (ES), IHA de 7,3.
O estudo criado em parceria pela SEDH/PR (Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Observatório das Favelas projeta que entre os anos de 2006 a 2012 cerca de 33 mil adolescentes não chegarão aos 19 anos de idade pois terão sido vítimas de mortes violentas.
Sexo e cor
O levantamento apontou que a probabilidade de um adolescente do sexo masculino ser vítima de homicídio é 12 vezes superior em relação ao sexo feminino.No caso da cor, a taxa de negros vítimas de homicídio é três vezes superior aos de brancos.
Estudo estima que 33 mil jovens serão assassinados em 7 anos
Posta por Jorge Magalhães
Estudo estima que 33 mil jovens serão assassinados em 7 anos
Posta por Jorge Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário