sábado, 1 de agosto de 2009

Policiais militares da Rondesp são denunciados ao MP por tortura

Acusados de torturar dois jovens abordados no bairro da Fazenda Grande do Retiro no último mês de março, levando um deles à morte, sete policiais militares das Rondas Especiais (Rondesp) e um delegado da Polícia Civil, que tendo conhecimento do delito não adotou as providências cabíveis para apurá-lo, foram denunciados à Justiça pelas promotoras Isabel Adelaide e Kárita Lima.
De acordo a denúncia, na tentativa de obter informações sobre um local de venda de drogas, agrediram Thiago Silva do Carmo e Jorge Ribeiro Bonfim com socos, pontapés e aplicação de golpes com o cano de uma arma de fogo na cabeça e pauladas na região do estômago e costelas, por cerca de duas horas. J
orge Bonfim, de 19 anos,morreu na cela da 4ª Delegacia de Polícia devido ao espancamento.Ainda de acordo a denúcna, após ele ter sido abordado no local onde fazia ponto de mototáxi, enquanto conversava com Thiago do Carmo, que foi flagrado portando um saco plástico contendo 33 “balinhas de crack”.

Os dois, abordados pelos PMs Vandilson Araújo, Eric Darley Rocha e Nilson Carlos Neris – que estavam sem a tarjeta de identificação –, foram colocados na viatura e, ao invés de serem apresentados à autoridade policial da delegacia localizada no bairro de São Caetano, foram levados à sede da Rondesp, onde foram agredidos num matagal escuro e deserto.
Os policiais ameaçavam as vítimas dizendo que todo policial que chegasse iria se juntar a eles para continuarem o espancamento até que lhes informassem onde adquiriram a droga. Logo depois, chegaram os policiais Edmilson Rios Júnior, Lucival Lima, Wellington Rui Sousa Júnior e Arlisson Alves Cruz, que se juntaram aos demais e passaram a torturar Jorge e Thiago.

Ainda de acordo a denúncia de Isabel Adelaide e Kárita Lima, os jovens foram levados a mais dois barros da cidade, entre eles, a Fazenda Grande, onde foram espancados e obrigados a dizer onde estava localizada a suposta droga.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: