segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MPF/BA denuncia integrantes de uma organização criminosa

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou 20 integrantes de uma organização criminosa voltada para a exploração ilícita de jogos de azar por meio de máquinas caça-níqueis. Eles foram alvos da Operação Aposta, deflagrada em Salvador em agosto de 2007, a qual resultou no fechamento de dezenas de casas de bingo.

Ainda durante a operação, foram apreendidas mais de mil máquinas eletrônicas programáveis (MEP's). Segundo o MPF, os 20 denunciados vão responder por crimes que variam de contrabando, formação de quadrilha e lavagem de capitais, a manutenção de depósitos não declarados no exterior.

Entre os denunciados está o fundador e líder da Paratodos na Bahia, Adilson Santana Passos. Seu filho, Adilson Santana Passos, também foi acusado. Além deles, outros cinco integrantes, entre eles o segurança José Carlos de Jesus, que será acusado por utilizar uma arma de fogo sem registro, também foram indiciados.

Operação ApostaA Aposta deflagrou a dinâmica do jogo ilegal na Bahia, composto por uma grande estrutura de exploração de milhares de MEPs e um forte esquema de empresas de fachada utilizadas para a lavagem de capitais ilícitos.

As investigações desvendaram, ainda, as conexões entre os núcleos da organização criminosa e seu alto grau de alcance como, por exemplo, ramificações na atividade política, monitoramento das ações do aparelhamento estatal de segurança pública, incursões direcionadas à corrupção de agentes públicos, além do histórico de mortes violentas de pessoas envolvidas com a organização.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: