sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Suposta enfermeira presa com vacinas falsas

Sete dias após denúncia oficializada pela Secretaria de Saúde do município de Candeias, policiais da 20ª Delegacia efetuaram, na noite desta quinta-feira (5), a prisão de Fernanda Pereira Belo Cavalcante, que estaria ministrando uma suposta vacina contra meningite em adultos e crianças mediante pagamento de R$ 30,00. Com Fernanda, num imóvel na Rua Emerson Fitipaldi, bairro Urbis, em Candeias, a polícia apreendeu 149 doses de uma substância que ela dizia ser vacina e a quantia de R$ 2.020,00.

Sem documentos, na delegacia, Fernanda afirmou que trabalhava por conta própria, assumindo todo o risco da atividade. Além das supostas vacinas, acondicionadas em duas caixas de isopor, os policiais encontraram no imóvel, luvas descartáveis e um jaleco personalizado. Um lote do material vai ser encaminhado nesta sexta-feira (6) para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e outro para a Divisão Epidemiológica (DIVEP).

Pelos cálculos da Secretaria de Saúde de Candeias, mais de 300 pessoas podem ter recebido doses da substância. Segundo o Supervisor de Vacinação do Município, Adilson Rui de Oliveira, o órgão vinha recebendo informações de que uma mulher estava aplicando vacinas de meningite indevidamente no município de Candeias e adjacências. Tratava-se de Fernanda Cavalcante, que se diz enfermeira.

O delegado Roque Menezes, plantonista da 20ª CP, autuou Fernanda em flagrante por estelionato e crime contra a pessoa, este caracterizado por utilizar substância nociva à saúde. Ela está custodiada na 20ª CP à disposição da Justiça.
Em nota, enviada através da assessoria de comunicação, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) desmentiu boatos de que Fernanda Cavalcante seria funcionária da secretaria.

Nenhum comentário: