Um total de 111 alunos, entre policiais civis, militares, integrantes da Guarda Municipal e de instituições ligadas ao Sistema Estadual de Segurança Pública, concluiu, nesta terça-feira (31), o Curso de Capacitação em Polícia Comunitária, promovido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e ministrado pela Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no auditório do Departamento de Polícia Técnica (DPT), nos Barris.
O curso faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal, e foi realizado pela primeira vez na Acadepol. Com uma carga de 80 horas, a proposta do curso é desenvolver projetos e ações que aproximem órgãos da segurança pública e comunidade. Para tanto, o foco do treinamento é nos dois pilares que sustentam as ações de uma Polícia Comunitária: a identificação e resolução de problemas, e a defesa social com participação da comunidade na prevenção da criminalidade.
Na abertura, que contou com a exibição do Grupo de Dança Conspiração, formado por jovens da Associação Santa Luzia, o delegado geral Joselito Bispo da Silva destacou a importância desse tipo de ação, envolvendo jovens de comunidades, levando-os a se tornarem multiplicadores da cidadania. Dirigindo-se aos concluintes do curso, o delegado geral disse que polícia e comunidade precisam dar as mãos, na construção de valores e afirmação da cidadania. “Com essa troca de informações, teremos uma segurança pública melhor”, completou Bispo.
Acadepol
O subsecretário da SSP, Ari Pereira, ressaltou a importância de se preparar o profissional de polícia para atuar junto à comunidade, integrado com a população, de modo que se torne também um agente multiplicador dessas ações, colaborando com as instituições e a sociedade. A delegada Célia Maria Miranda Costa, diretora da Acadepol, salientou, por sua vez, a parceria e o apoio da Polícia Militar nesse primeiro curso ministrado pela instituição acadêmica. “É muito importante o respeito e a aproximação da polícia com a comunidade, para o exercício da cidadania na obtenção do ideal democrático”, disse.
Além do subsecretário da Segurança Pública Ari Pereira e do delegado geral Joselito Bispo da Silva, estiveram presentes à solenidade o delegado Rui Pereira da Paz, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Raul Barreto Filho, diretor do DPT, coronel Zeliomar Almeida Volta, representando o Comando Geral da Polícia Militar, e o coronel Manoel Amâncio de Souza Neto, representando o Corregedor Geral da PM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário