quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Diploma de jornalista para o exercício da profissão será discutido em encontro

Os destinos da profissão e da formação de jornalista estarão em pauta em Salvador, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, durante o I Encontro Estadual de Professores de Jornalismo.

Docentes, estudantes, profissionais e pesquisadores vão debater diversos temas como o perfil e as perspectivas da formação superior na área, a constituição de novos conglomerados empresariais mantenedores de faculdades, o perfil do profissional frente às novas tecnologias e os projetos pedagógicos dos cursos.

As discussões devem ocorrer no auditório da Câmara de Vereadores (na Praça Municipal, no Centro). A entrada é franca. As inscrições devem ser feitas no local, no dia do evento. Será emitido certificado para os participantes.

O Encontro é organizado por uma equipe de docentes voluntários, reunidos pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, com a intenção de deflagrar um movimento por qualidade na formação do jornalista na Bahia.

Hoje, há 23 cursos de comunicação social com habilitação em jornalismo ou de jornalismo autorizados para funcionamento na capital e no interior, pelo Ministério da Educação (MEC). Entretanto, alguns deles estão em extinção e outros sequer iniciaram as atividades de ensino. Dos 23, apenas quatro são públicos (dois da rede federal e dois da estadual).

Uma das principais motivações para o debate é a celeuma em torno da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão no país. O Fórum e outras entidades ligadas à área defendem a formação acadêmica e cidadã de quem deseja abraçar a carreira, visando a preparação de mão-de-obra especializada para prestar informação de qualidade à sociedade e garantir a democracia. Contudo, parte dos empresários pleiteia a suspensão da obrigatoriedade da graduação para jornalistas.

JULGAMENTO NO SUPREMO

Ainda este ano, deve ser julgado, pelo Supremo Tribunal Federal, um recurso que pode suspender definitivamente a exigência do diploma para atuação em jornalismo em todo o Brasil.

O recurso extraordinário (nº. 511961) foi impetrado, em dezembro de 2006, pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e Ministério Público Federal (MPF), que são contrários à obrigatoriedade.

A questão, entretanto, é motivo de disputa judicial desde outubro de 2001, quando a juíza substituta da 16ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, Carla Rister, concedeu tutela antecipada (uma espécie de liminar) liberando o exercício profissional para qualquer pessoa, em atenção a um pedido do procurador da República André de Carvalho Ramos.

A decisão foi anulada após recurso da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), mas, agora, o pleito deve ser analisado na instância final. Outras informações sobre o evento:
jornalismomidia@gmail.com


Confira a programação do encontro:

28/11 (sexta-feira)
19h - Abertura Oficial e Mesa-redonda: A Formação Superior em Jornalismo na Bahia: perfil e perspectivas, destinada a professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários do setor.
Profa. Dra. Malu Fontes (Ufba)
Jornalista Kardé Mourão (Sinjorba)
Moderação: Profa. Msc. Mônica Celestino (Fnpj, Fsba)

29/11 (sábado)
09h - Mesa-redonda 1: Novos conglomerados na educação superior
Pesquisador Paulo Henrique Almeida (Secretaria de Cultura do Estado)
Moderador: Prof. Dr. Leandro Colling (Ufrb)

14h - Mesa-redonda 2: Jornalista do século XXI: quem é esse profissional?
Prof. Dr. Carlos Eduardo Franciscato (SBPJor, Ufse)
Prof. Dr. Marcos Palácios (Ufba)
Prof. Msc. Ricardo Mendes (A Tarde)
Jornalista Gabriela Lacerda (Reator Assessoria)
Moderador: Profa. Dra. Lia Seixas (Ufba)

16h - Mesa-redonda 3: Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: iniciativas de sucesso
Prof. Dr. Robério Marcelo (Ufrb)
Prof. Dr. Edson Dalmonte (Fsba)
Prof. Msc. André Holanda (FDJ)
Profa. Msc. Leila Almeida (FIB)
Prof. Manuel de Andrade (Uneb/Juazeiro)
Profa. Msc. Anna Spannenberg (Fsba)
Moderador: Profa. Msc. Jan Alyne (Ufba)

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: