sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Repensar a paz e a violência


O conflito é inerente à sociedade, a violência é uma escolha. Assim, o conflito não pode ser resolvido apenas através da contenção da violência. Contudo, a violência pode ser evitada se as condições estruturais básicas para a paz existirem.


Num quadro pós-pós-guerra fria, a abordagem dos Estudos para a Paz deve refletir o caráter multidimensional da paz e da violência. Deve ainda incluir as dinâmicas multi-nível (individual, comunitária, social e internacional) no âmbito das quais o contínuo de violências ocorre.


A paz é um conceito complexo, e cada tentativa de melhor defini-lo, encontra novos limites. No entanto, este é um conceito central para os Estudos para a Paz, informando a sua visão com relação aos objetivos, instrumentos e políticas. Assim, neste artigo, paz é entendida como um processo holístico que implica a existência de condições estruturais básicas para a paz.


A dicotomia entre paz e guerra é demasiado simplista. Numa tentativa de melhor compreender as dinâmicas pacíficas e violentas da conflitualidade, considera-se preferível adaptar o conceito do continuum de violências, onde as opções pela violência têm intensidade diferenciada, mesmo em contextos de paz formal.


Desta forma, a violência torna-se visível, mesmo nestes contextos, como um fator fundamental para a compreensão das dinâmicas de conflitualidade violentas e para melhor lhes dar resposta, com o objetivo de promoção da paz.



Números da violência são assustadoreshttp://www.achanoticias.com.br/noticia.kmf?noticia=5866948

Posta por ELICLEIA OLIVEIRA-FONTE:Site da revista autor

Nenhum comentário: