segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Francês foi liberado por ser usuário

Na última sexta-feira, 07 de novembro de 2008 o francês Laurent Marcel Causin foi preso no Complexo Policial de Feira de Santana. A prisão aconteceu porquê o francês estava portando maconha. Os detentos do Complexo reclamam da liberação do francês, uma vez que, a polícia o considera usuário e não traficante de drogas.

O delegado Marcos Tebaldi, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) explica como aconteceu à prisão e depois a liberação de Laurent Marcel Causin: "Os policiais foram enviados até o apartamento onde o francês Laurent Marcel Causin habitava. Chegando lá os policiais encontraram pequenas quantidades de maconha numa estante da sala e da cozinha do estrangeir. Na verdade o francês estava portando 200 gramas e pouco de maconha foi o que nós apreendemos"; relata Tebaldi.

Com relação à quantidade ou tipo de droga que o indivíduo possa estar portando e a conseqüente prisão desse indivíduo, o delegado Marcos Tebaldi informa o seguinte: "Existe uma portaria do Ministério da Saúde para dizer se as drogas são lícitas ou ilícitas. No Brasil, é devidamente proibido a comercialização e o uso das drogas, as ilícitas como a maconha, a cocaínas e outras. É preciso ver toda a situação em que a pessoa se encontra"; esclarece Tebáldi.
O delegado Marcos Tebáldi comenta como foi à liberação do francês Laurent Marcel Causin: "Ele tinha pequenas frações da droga e encontramos a maconha em forma de cigarro para o uso individual, ou seja, para o uso do próprio francês. Não foi encontrada situações como dinheiro, balanças e outros objetos utilizados por pessoas que geralmente traficam. E por isso não configurou como crime nem como tráfico de drogas . Para determinamos como tráfico de drogas a prisão de qualquer que seja o indivíduo temos que observar vários indicativos. Como os antecedentes criminais da pessoa, o francês por exemplo não tinha passagem pela polícia local e do seu próprio país"; afirma Tebaldi.
Texto de Elicleia Oliveira

Nenhum comentário: