segunda-feira, 7 de março de 2011

Violência em Salvador cai 12% em relação ao Carnaval passado


A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informa uma redução de cerca de 12% nos registros da violência este ano no Carnaval de Salvador com relação a 2010. Conforme números oficiais divulgados nesta segunda-feira (7), nos quatro primeiros dias de folia, foram registradas 752 ocorrências policiais diretamente relacionadas à festa, na capital baiana. O número diz respeito aos registros entre quinta-feira (3) até o início da manhã de hoje. Em igual período do ano passado foram 863 ocorrências.

Até então foi registrada apenas uma morte dentro dos circuitos da festa e, conforme a polícia, não tem relação com a violência. O incidente aconteceu por volta da 1h30 desta madrugada. A vítima é um jovem de 23 anos, identificado como José Clebson Paim de Almeida. Ele brincava no bloco Filhos de Gandhy, no Circuito Osmar, e apresentou coma alcoólico, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Gilberto José.

O rapaz teria passado mal após ingerir grande quantidade de bebida, sendo encaminhado por colegas, “inconsciente”, de acordo com o secretário, até um posto de saúde municipal do Largo da Piedade, centro da cidade, onde morreu.

O corpo passou por perícia e o laudo deve ser divulgado em 30 dias. Há informações não confirmadas de que a família da vítima de Clebson tem histórico de problemas cardíacos. Ele será enterrado às 16h no cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas.

Os servidores de Saúde não souberam precisar que tipo de bebida o rapaz teria ingerido, embora amigos tenham admitido que ele havia consumido excessivamente uísque com energético.

Violência

Os casos mais graves de violência registrados em Salvador foram duas tentativas de homicídio resultantes de brigas no circuito, no primeiro dia da folia. Houve também o caso de duas mulheres baleadas supostamente de maneira acidental por um policial militar, no sábado (5). Conforme a PM, foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias do disparo, quando a arma do soldado Hilberto Ferreira Rodrigues dos Santos caiu e disparou. 

De acordo ainda com a corporação, o soldado comandava uma patrulha nas imediações do Morro do Gato e, ao atender uma ocorrência de briga, “foi puxado por alguém tendo sua arma, um revólver calibre 38, caído ao chão e disparado acidentalmente, atingindo com um único disparo Zenaide do Carmo e Rosa Souza dos Santos, ambas na perna”.

As vítimas foram socorridas pela própria patrulha, atendidas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Geral do Estado. As vítimas já tiveram alta médica. A PM informou ainda que policial “permanecerá afastado das atividades operacionais até o término do IPM”.

3 comentários:

Unknown disse...

Carnaval em Salvador é assim:violência,falta de educação e treinamento por parte dos policiais e das pessoas.Deus que me livre ir à esta cidade!!

Unknown disse...

A cidade é maravilhosa ,mas,menos em tempos de carnaval.

revistaevidencianacional disse...
Este comentário foi removido pelo autor.