quinta-feira, 10 de março de 2011

Jornalista brasileiro desaparecido na Líbia é localizado preso perto de Trípoli


A diretora executiva do jornal O Estado de S. Paulo, Luciana Constantino, confirmou que o jornalista Andrei Netto, de 34 anos, que estava desaparecido na Líbia, foi localizado. O embaixador do Brasil na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, informou ao comando do jornal que Netto está preso em uma penitenciária a 20 quilômetros, da capital líbia, Trípoli.
Segundo Luciana, os esforços agora do embaixador e do jornal são para tentar intermediar a libertação de Netto e retirá-lo da Líbia. O comando do O Estado de S. Paulo informou ontem (9) que perdeu o contato com o repórter que fazia a cobertura na área de Zawiya – uma das regiões onde os conflitos são mais intensos.
A pedido da direção do jornal o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil passaram a atuar na localização de Netto. Até o começo da manhã de hoje o Itamaraty não tinha informações sobre o caso.
Outro caso envolvendo jornalistas ocorreu com empregados da rede britânica de notícias BBC. Segundo a empresa, três jornalistas da foram presos e torturados por forças leais ao presidente da Líbia, Muammar Khadafi, quando tentavam entrar em Zawiya.
Segundo a BBC, os três profissionais foram encapuzados, algemados e agredidos por integrantes do Exército líbio e da polícia secreta. Os profissionais também foram ameaçados de morte e submetidos a torturas que os faziam crer que seriam executados. As informações são da Agência Brasil.

Nenhum comentário: