quarta-feira, 9 de março de 2011

Católicos celebram a quarta-feira de cinzas marcando início da Quaresma


Nesta quarta-feira dia 9 de março acontece a imposição das cinzas na cabeça dos fiéis em todas as paróquias na Arquidiocese de Feira de Santana. O Arcebispo Metropolitano Itamar Vian vai presidir a missa de imposição das cinzas na Catedral Senhora Santana às 7 e às 19 horas.

Em todo o país, diversas missas são celebradas tradicionalmente nesta data. Às 19 h. na Catedral Senhora Santana o Arcebispo dom Itamar Vian vai abrir a Campanha da Fraternidade de 2011 que neste ano tem como tema “Fraternidade e Vida no Planeta”.

“A Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB propõe que todas as pessoas olhem para a natureza e percebam como os seres humanos estão contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças  para a vida humana”, afirma dom Itamar.
Comer carne ou não é muito secundário, diz arcebispo

O Código de Direito Canônico estabelece que "aqueles que completaram 14 anos de idade" estão obrigados à abstinência (cânon 1251); porém, o Código não oferece uma explicação da abstinência em si. Sobre o comer ou não carne  Don Itamar explica que o correto é se preocupar com  as pessoas.

“Recomendamos que durante o período da quaresma as pessoas olhem mais para os necessitados. O jejum para a igreja católica não tem uma dimensão pessoal, mas sim de solidariedade. Quem deixa de comprar e comer carne não priva-se apenas  deste alimento, mas de aplicar o dinheiro que se gastaria comprando carne para ajudar uma pessoa necessitada. Comer ou não comer carne é muito secundário o importante é olhar as necessidades do nosso irmão”.

Programação
Catedral Senhora Santana
Missa às 7h – imposição das cinzas
Missa ás 19h – imposição das cinzas e lançamento da campanha da fraternidade
Em outras igrejas católicas – celebração de imposição das cinzas em horários programados em cada igreja.

Nenhum comentário: