terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

MPF investiga suposta ilegalidade de ações policiais

Suspostas invasões ilegais de domicílios por policiais em Vitória da Conquista serão investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF), conforme o órgão informou nesta terça-feira (2). As invasões, que ocorreram no dia 28 de janeiro, resultaram na morte de quatro pessoas e no sumiço de três adolescentes. Um inquérito civil será instaurado.

Segundo a portaria do MPF, a ação foi realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Companhia de Ações Especiais e Gerais (Caesg), em Conquista. Rumores na cidade são de que o fato do dia 28 fariam parte de um hábito de violência por parte dos policiais, ainda segundo o MPF. Execuções seriam rotineiras.

O MPF também afirma que policiais envolvidos no caso foram até a Defensoria Pública tentar intimidar promotores e defensores. Os autores da portaria, os procuradores da República Mário Alves Medeiros e Danilo Pinheiro pretendem verificar a legalidade das ações policiais e eventuais busos e desrespeito aos direitos humanos.

“O fato é da mais absoluta gravidade e, se verdadeiro, demanda pronta e enérgica atuação das autoridades e, se falso, deve ser desmentido, pois põe em cheque a honorabilidade e a credibilidade do aparato estatal que deve zelar pela manutenção da ordem pública”, disseram os procuradores, em nota oficial do MPF.

Os procuradores aguardarão o pronunciamento das autoridades estaduais para avaliar a necessidade de solicitar ao Procurador-Geral da República que promova a federalização das apurações.

Nenhum comentário: