quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MEC veta faculdades à distância em Feira

Cerca de dez mil vagas de cursos a distância de cinco universidades particulares foram vetadas pelo Ministério da Educação (MEC), segundo portaria divulgada ontem no Diário da União. De acordo com o MEC, essas instituições desobedeceram a legislação que regula a educação a distância e abriram cursos em pelo menos 108 pólos - correspondentes a cerca de 10 mil vagas - sem credenciamento no ministério.

Dos 108 pólos de cinco universidades particulares que estão proibidos pelo Ministério da Educação (MEC) de oferecer vagas em cursos de Educação a Distância (EAD), dois são em Feira de Santana: Unip e Finom. Outros 11 pólos foram impedidos de realizar processo seletivo em todo o estado.São eles: Unip em Camaçari, Ipirá, Itaberaba, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim e Valença; Unisa em Bom Jesus da Lapa, Ipiaú e Paulo Afonso; e Cesumar em Salvador. A Unisa também tém pólo em Feira de Santana, mas este não foi incluído na relação do Ministério.
De acordo com o MEC, os pontos de apoio presenciais, que receberiam 10 mil estudantes, não estão credenciados e não podem realizar vestibular. Como o veto já é válido, quem realizou a seleção em qualquer uma das unidades deve suspendê-la. Já as instituições terão dez dias para se explicar.

Com 3.955 estudantes, a Finom está credenciada desde 2005 para a oferta de cursos a distância em apenas um pólo regular, em Paracatu. Mas abriu outros dois, não credenciados, em Feira de Santana, na Bahia, e em São Paulo. A Unisa, credenciada no mesmo ano, tem 42 pólos credenciados e 16 não-credenciados.

Nenhum comentário: