segunda-feira, 25 de março de 2013

Homenagens marcam 120 anos da Guarda de Feira de Santana



Homenagens às personalidades que contribuem para o desenvolvimento da corporação marcaram as comemorações pelo 120º aniversário da Guarda Municipal de Feira de Santana. As honrarias foram entregues durante solenidade no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, na manhã desta segunda-feira, (25/03).

Formaram a mesa de honra o prefeito José Ronaldo de Carvalho, secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos Mauro Moraes, deputado estadual Carlos Geilson e comandante do Comando de Policiamento Regional Leste da Polícia Militar Adelmário Xavier.

Após a execução do Hino Nacional, pela Banda Marcial da Guarda Municipal, sob a regência do maestro Antônio Carlos Conceição dos Santos, o comandante da corporação Ailton de Almeida Cerqueira relatou a história da instituição, criada em 25 de março de 1893. Em seguida, apresentou o novo grupamento, a Ciclo Patrulha, que passa a atuar em áreas de lazer, notadamente ao longo das avenidas Getúlio Vargas e Fraga Maia.

Dentre os homenageados, receberam medalhas os guardas municipais aposentados Fernando Vieira de Souza, João dos Santos, Máximo Soares Pantaleão, Manoel Ferreira da Silva, Teodoro dos Santos, Rudival Garcia Soto e Josué Vieira de Souza.

Também foram agraciados os ex-comandantes Vitor Luiz Mendes de Oliveira, Cristina Renata Lima Pires, Joselito de Sá Santos e Janilson de Oliveira Vitória.  Marcos Vinícios Alves dos Santos não compareceu. Na condição de primeira mulher a vestir o uniforme da corporação, em 2001, Patrícia dos Santos Passos Rios foi homenageada.

Também foram homenageados os guardas municipais Arivaldo Rangel de Oliveira (corregedor da Guarda Municipal), Valdemar Pereira da Silva Filho, Fábio dos Santos Lima, Gerson Teixeira dos Santos, Antônio Eloi Neris dos Santos, Joseane de Jesus Silva Cezarinho, Cássia Dias de Jesus e Telma Pinheiro de Souza.

O chefe de Gabinete da Secretaria de Prevenção à Violência coronel Jader Cirqueira Amaral, e o ex-guarda municipal e hoje fiscal de serviços públicos Ricardo Rosado Leite também foram homenageados.

Foram agraciados com troféus pelos 120 anos da Guarda Municipal o comandante do 35º Baralhão de Infantaria tenente-coronel Rogério Matos, comandante do Policiamento Regional Leste coronel Adelmário Evangelista Xavier, coordenador da Defesa Civil coronel Jorge Antônio Prudente, comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar major Jorge Eduardo Piauí de Araújo, coordenador regional da Polícia Civil Ricardo Esteves Brito Costa.

O deputado estadual Carlos Geilson recebeu troféu juntamente com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, que também esteve representando o deputado federal Colbert Martins Filho.

Na lista dos homenageados com troféu: Jorge Fernando Pinho, Lúcia Miranda, Eliane Maria Araújo Santos,  Jomar Homero da Silva, Edmundo Lopes de Araújo, Ailton de Almeida; e Antônio Carlos Conceição dos Santos.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho também foi homenageado com o troféu. O secretário Mauro Moraes o entregou. Outros homenageados foram o procurador geral do Município Carlos Lucena, vice-prefeito Luciano Ribeiro, vereador Justiniano França, juiz Roque Barbosa e todos os secretários municipais de Feira de Santana.

2 comentários:

welington disse...

É impressionante como gostam de pousar de pai da criança no trabalho de pessoas que doam sangue pelo serviço. Quero que procurem a história e vejam quem realmente lutou para o sucesso da instituição. Política com trabalho alheio, coisa feia...Tiram a Guarda Municipal da rua e pousam de heróis, que lindo. Pensam que o povo e besta!

welington disse...

Que adianta comemorar o sucesso de uma instituição onde a maior parte de seus agentes tem falta de mínimas condições de serviço? É isso que se chama pegar ponga na mídia. Só cheiro, agora cadê a Guarda, queremos ver trabalho, por que parou?