quarta-feira, 17 de março de 2010

Reinaugurado centro de saúde do Conjunto Penal de Feira

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) reinaugurou na terça-feira (16) a unidade de atenção básica de saúde do Conjunto Penal de Feira de Santana. A estrutura comporta sete leitos (quatro para homens, dois para mulheres e um para pacientes de isolamento), consultório odontológico, consultório médico, consultório de assistência social, sala de procedimentos de enfermagem, sala de curativo e sala para vacinas.

Com equipamentos novos, a unidade poderá atender aos internos em procedimentos básicos, diminuindo a necessidade de deslocá-los para um hospital da cidade. Os remédios e as vacinas serão disponibilizados através da parceria com a prefeitura de Feira de Santana, que receberá verba do Ministério da Saúde para realizar a distribuição. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Na reinauguração, o secretário da Justiça, Nelson Pellegrino, destacou a mudança que vem ocorrendo na área de saúde do sistema prisional. “Como Estado, temos que assegurar condições dignas de saúde. Hoje, a Bahia é referência no país nessa área. Feira é a terceira unidade do interior a integrar a Política de Saúde no Sistema Penitenciário do Governo Federal. Já temos o programa em todas as unidades da capital e nas de Jequié e Teixeira de Freitas. Nossa meta é expandir esse tipo de atendimento para todas as unidades do estado”, afirmou.

A política de saúde tem como público-alvo a população penitenciária brasileira e visa organizar o acesso às ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com a implantação de unidades de saúde de atenção básica nas unidades prisionais e organização das referências para os serviços ambulatoriais especializados e hospitalares. Para o desenvolvimento desta política, os ministérios da Saúde e da Justiça disponibilizam recursos como forma de incentivo aos estados e municípios.

Nenhum comentário: