quarta-feira, 10 de março de 2010

Líder indígena é preso em operação da Polícia Federal

Rosivaldo Silva, mais conhecido como 'cacique Babau' foi preso na madrugada desta quarta-feira (10) na Serra do Padeiro, em Buerarema, em uma ação da Polícia Federal (PF). O líder indígena é acusado de praticar atos de violência, ameaça e pertubação da ordem e bloqueio de rodovias. Além de crime de dano e cárcere privado, invasão de fazendas, tentativa de homicídio, incêndio criminoso, ameaça de morte a fazendeiros, depredação de bens públicos, saques de bens em propriedades rurais e formação de quadrilha.

O mandado de prisão foi expedido em agosto do ano passado, mas só hoje, depois de sete meses e várias tentativas, a PF conseguiu cumprir. O cacique Babau está sendo ouvido nesta manhã e depois será submetido a um exame de corpo delito por que resistiu a prisão e teve pequenos ferimentos no rosto. Durante a tarde ele será encaminhado para a PF em Salvador. A PF conseguiu prender o cacique depois de cercar o local e invadir a casa onde ele estava.

As ameaças entre índios e fazendeiros aumentaram,no mês passado, depois que os Tupinambá ocuparam uma fazenda em Buerarema. Mesmo após a Justiça ter determinado a reintegração de posse, eles permanecem no local. Cerca de 3 mil índios vivem entre os municípios de Buerarema e Ilhéus. A violência na região cresceu depois que a Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou um parecer de reconhecimento de território.

A tribo teria direito a 47 mil hectares. Quase dez vezes mais do que a área que ocupa hoje, 5 mil hectares. O laudo da Funai é constestado pelos fazendeiros. O território em disputa reúne mais de 600 propriedades. A maioria produz cacau. desde o início dos conflitos, 23 fazendas já foram invadidas pelos Tupinambá. Informações são da TV Santa Cruz.

Nenhum comentário: