sábado, 20 de março de 2010

Polícia baiana é referência no Nordeste

As novas tecnologias utilizadas pela polícia baiana durante o Carnaval 2010, que continuam sendo empregadas no policiamento ostensivo e na investigação de crimes, foram alguns dos temas debatidos durante a XXIX Reunião do Conselho de Segurança no Nordeste (Consene). Além do exemplo baiano, foram debatidas novas idéias para integrar as ações policiais na região nordestina, com o foco no combate ao crime organizado.

“A união entre todas as forças de segurança nos dará um resultado expressivo no combate às ações do crime organizado, mais precisamente o narcotráfico”, afirmou o secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes. Ele ressaltou a experiência positiva do uso de novas tecnologias no carnaval de Salvador, considerada a maior festa do planeta. “É importante multiplicarmos as ações positivas e combater os crimes que são transnacionais”, explicou.
Com relação ao tráfico de drogas, Nunes disse que o maior problema está na grande produção de pasta base de cocaína, matéria prima para confecção de crack, produzida em grande escala e sem qualquer tipo de fiscalização na Bolívia e Peru. “Temos que fazer um trabalho conjunto de fechamento de fronteiras, estradas e outras vias por onde são transportadas essas drogas e é nesse tipo de reunião que concretizamos propostas para este tipo de combate”, concluiu o secretário da Bahia.

ReconhecimentoJá o secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Monteiro, elogiou o trabalho feito pela polícia baiana, principalmente no quesito controle de multidões e no uso de novas tecnologias para identificação de criminosos. “A Bahia está preparada para receber grandes eventos, a exemplo da Copa do Mundo, pois a polícia está bem aparelhada”, aprovou Monteiro.

Nenhum comentário: