sábado, 1 de novembro de 2008

Módulos policiais de diversos bairros em estado de abandono

Os módulos policiais de diversos bairros da cidade se encontram em total abandono. A situação é mais critica nos bairros X, Feira IX, tesoura da Pampalona e Viveiros onde eles não passam de "elefantes brancos" sem utilidade para a população. Os problemas destes módulos, vão desde a falta de estrutura a ausência de policiamento para atender a população.

A maioria dos módulos tem carência de viaturas para atender aos chamados mais distantes da comunidade nos casos de emergência. Tudo isso, caracteriza o estado de abandono dessas instalações. Os moradores desses bairros,são os mais prejudicados diante do atendimento fornecido nestes postos policiais.Conseqüentemente,os policiais reclamam da falta de reforço da própria polícia, para atender a demanda da população dos bairros. No final a população cobra do poder público uma solução para o problema.

Um dos responsáveis pelo Módulo Policial do Feira X, o policial Jorge Luiz, argumenta a necessidade de reforço policial, para atender população dos bairros. "O povo reclama da falta de policiamento e com razão. O bom é que estão se formando uma turma de soldados no dia dezenove de novembro para melhor atender a sociedade de Feira de Santana", destaca Luiz.

Jorge Luiz informou como é realizado o trabalho no Posto Policial do bairro Feira X. "Nós trabalhamos em conjunto com todas as companhias de Feira de Santana. No bairro Feira X estamos ligados com a 4ª Companhia, localizada na Maria Quitéria, próxima a Obra Promocional de Santana.
Quando precisamos de viaturas acionamos o número 190 ou através do rádio para atender em determinado tipo de ocorrência. As ocorrências acontecem mais nos finais de semana, geralmente são as brigas de casais, roubos de celular,de motos e assaltos em geral.No caso de um crime ou casos de maior expressividade o individuo se dirige para a delegacia para prestar queixa", relata Luiz.

Segundo Jorge Luiz "as viaturas também contribuem para efetivar o trabalho, pois ao mesmo tempo em que elas estão fazendo a ronda pelas ruas, elas são acionadas pelo Posto quando há necessidade. O povo acha que elas deveriam permanecer paradas nos postos policiais, porém não é bem assim que a coisa funciona. O bairro Feira X é um dos maiores da cidade. E é preciso assegurar a segurança em todas as partes do local. E a questão de mais viatura, só o poder público ou outra espécie de órgão pode estabelecer a quantidade de veículos para o policiamento da cidade", explica Luiz.

FALTA DE SEGURANÇA

A dona-de-casa Maria Pereira relata os riscos da falta de segurança do bairro Viveiros: "Um dia desses a minha filha iria ser assaltada por um marginal que vive aqui mesmo no bairro, mas ela não o conhecia. Estar muito difícil viver no Viveiros. O posto policial funciona mas, o perigo é constante e os criminosos são do próprio bairro, alvez sejam traficantes ou algo do tipo", comenta Pereira.

Outro morador do bairro Viveiros, o moto-boy Cristiano Pereira, reclama do trabalho de alguns policiais. "O trabalho de alguns policiais deixa a desejar um pouco. Eu conheço alguns casos de policiais que realizam blitz ilegais utilizando as viaturas para praticar esse tipo de ação e ás vezes quando o policial que esta no posto aciona e o povo precisa as viaturas demoram muito, gerando a revolta de muitas pessoas e pondo em risco de certa forma a população."

Na tesoura do Pampalona o Posto Policial está funcionando, mesmo assim a população reclama, diz Leandro Lima. "O atendimento do posto é horrível. Um dia meu colega tomou um tiro e pra viatura vim foi uma vida, ou seja, a vida do meu colega.Eu acho que deveriam existir viaturas nos postos policiais para num caso de maior necessidade,elas atenderem rapidamente a população", esclarece Lima".

ABANDONO NO FEIRA IX

O estado de abandono do módulo do bairro Feira IX causa indignação aos moradores. "O posto praticamente só anda fechado, e abre de noite ou de vez em quando. Quando o povo bate na porta não tem ninguém, raramente encontramos um policial. Eu penso que o trabalho no posto tem que melhorar muito. Pra quem mora próximo do posto é uma coisa, agora para aqueles residentes do Feira IX ,no entanto distantes do posto policial, sofrem com a falta de segurança.O posto afasta a criminalidade para quem vive perto dele e resto sai prejudicado com a falta de policiamento"; relata a dona-de-casa Angelita Silva.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: