sábado, 18 de outubro de 2008

Garota baleada em seqüestro permanece em estado gravíssimo


O estado de saúde da ex-namorada de Lindemberg Fernandes Alves, baleada durante sequestro encerrado no final da tarde de sexta-feira (17) em Santo André (SP), continua gravíssimo e seu quadro apresentou instabilidade durante a noite. A amiga da garota, também de 15 anos, está consciente, na unidade semi-intensiva. As informações foram passadas pelo Hospital Municipal de Santo André na manhã deste sábado (18).

Na madrugada, a bala na região da virilha foi retirada, mas o projétil que se instalou na base do crânio da garota não pôde ser removido. Foi colocado um dreno na região, que apresenta grande sangramento, o que caracteriza hemorragia.O ferimento, segundo a diretora do hospital, Rosa Maria Pinto Aguiar, tem características de tiro à queima-roupa.
Ainda segundo a diretora do hospital, a menina permanece em coma induzido, e na escala Glasgow de grau de coma, que vai de 3 a 15, seu estado é 4. "Em grau 3 não é possível reverter o quadro", disse Rosa.

Primeiros socorros
A médica neurocirurgiã responsável pela operação, Grace Mayre Lydia, informou que a jovem já chegou em coma e que foi preciso fazer uma craniotomia, um procedimento de abertura do crânio, porque a bala entrou pelo lado direito da cabeça e se alojou do outro lado, percorrendo todo o cérebro.Ainda segundo a neurocirurgiã, o estado de coma da adolescente é o grau quatro, em uma escala que vai de três a 15, sendo a três a mais grave."Ainda não dá para falar de seqüela. Apenas que o estado de saúde é gravíssimo. A gente fez o que pode, mas a lesão era muito grave", disse a médica, que complementou informando que a jovem tem um grande edema no cérebro. Após a cirurgia, a adolescente foi transferida para a UTI, onde ficará em observação. "Temos que aguardar agora de 24 a 48 horas", complementou Lydia.

A amiga da ex-namorada de Lindemberg também passou por uma cirurgia. O responsável pela operação foi o doutor Gabriel Pastore, cirurgião-dentista. Segundo ele, a bala entrou do lado direito do nariz e quebrou os ossos de sustentação do nariz e do lábio.

Pastore informou que a situação foi revertida, mas que não foi possível fazer uma reconstituição porque os ossos estavam muito estilhaçados. A garota será transferida para a unidade de terapia semi-intensiva e deve ficar hospitalizada por uma semana. Pastore disse, ainda, que só depois de 60 dias a garota poderá passar por uma cirurgia reparadora estética.

A invasão
A polícia invadiu o apartamento onde estava o rapaz e duas reféns por volta das 18h desta sexta-feira (17). O coronel que comanda a operação, Eduardo Félix de Oliveira, afirma que eles invadiram o local porque escutaram tiros. "Ele [Lindemberg] estava irredutível. Estávamos preparados para esperar. A equipe que estava na lateral ouviu o tiro e entrou. Ele tinha cinco cartuchos disparados", afirmou o coronel.
Policiais do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar) chegaram ao local pela janela por uma escada, e pelas escadarias do edifício. Uma bomba foi estourada pela polícia antes da invasão no intuito de distrair o seqüestrador. Entre a bomba e a retirada dos ocupantes do apartamento foram cerca de dois minutos.

O rapaz, acompanhado de policiais, foi levado a pé até um carro da polícia, que deixou o local rapidamente. Ele passou pelo 6º DP de Santo André, onde cerca de 300 moradores protestavam em frente à delegacia, para prestar depoimento e foi levado, com forte escolta policial, ao IML (Instituto Médico Legal) do município para realizar exame de corpo de delito.


Segundo informações da rádio Jovem Pan, Lindemberg ocupa agora uma cela individual na sede da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), que fica ao lado do Cadeião de Santo André. Por questões de segurança, o jovem deve permanecer longe dos outros presos.



Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: