terça-feira, 29 de novembro de 2011

SSP/BA anuncia a criação de 4,5 mil vagas em prisões


Depois de um fim de semana marcado por fugas em unidades carcerárias instaladas em delegacias na Bahia - 138 detentos fugiram de quatro unidades do Estado -, a Secretaria de Segurança Pública anunciou hoje que até 2013 serão criadas 4,5 mil vagas no sistema penitenciário para aliviar a superlotação nas delegacias.

"Como todos sabem, fazer custódia de presos não é atribuição da Polícia Civil", admitiu o secretário Maurício Barbosa. "Com a construção das novas unidades será resolvido esse problema antigo dos presos mantidos nas carceragens das delegacias na Bahia."

Segundo Barbosa, as fugas são mais comuns nesta época do ano, por causa da proximidade do Natal e do réveilllon, e, para evitar novas ações, a SSP decidiu aumentar as revistas nas carceragens, reforçar o efetivo nas delegacias e o patrulhamento, por policiais militares, nos arredores das unidades.

As maiores fugas ocorreram no Complexo Policial de Barreiras, no extremo oeste baiano, de onde escaparam 82 dos 172 detentos, na noite de sexta-feira, e no Complexo Policial dos Barris, em Salvador, de onde fugiram 52 dos 147 presos, hoje pela manhã. As unidades têm capacidade para 28 e de 72 pessoas, respectivamente. Até a tarde de hoje, 27 fugitivos, 15 de Salvador e 12 de Barreiras, haviam sido recapturados.

Nenhum comentário: