segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Avião da FAB trará corpo da secretária do Bolsa Família que morreu na Argentina


Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) fará o traslado para o Brasil do corpo da secretária de Renda da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rosani Cunha, 47. Ela morreu ontem à noite em um acidente de carro na Argentina.


O acidente ocorreu no município de 25 de Mayo, na Província (Estado) de Buenos Aires. Estavam no carro o marido da secretária, Nilson Figueiredo, e um amigo do casal --cujo nome não foi divulgado. Os dois não correm risco de morte.


Segundo o ministério, Costa estava terminando uma viagem de férias na Argentina e, a partir de amanhã (3), participaria como palestrante do seminário Diálogos da Proteção Social, promovido pelo Centro de Implementação de Políticas Públicas.


A cerimônia de cremação do corpo de Cunha está prevista para amanhã (3), às 17h, no cemitério Parque Renascer, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.


O presidente
Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota neste domingo na qual lamenta a morte da secretária. Na nota, o presidente lastimou as "circunstâncias trágicas" em que ocorreu o acidente e a perda de uma "servidora pública competente e dedicada". Lula também lembrou que a secretária fazia um "admirável trabalho" na gestão do Bolsa Família.

"Lastimo as circunstâncias trágicas em que ocorreu e a perda de uma servidora pública competente e dedicada, que há quatro anos fazia um trabalho admirável na gestão do Bolsa Família", afirmou o presidente no documento.


O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) também divulgou nota lamentando a morte de uma "esplêndida servidora pública". Para ele, a secretária reunia três importantes qualidades: "competência de gestão, sensibilidade social, com compromisso claro com os pobres, e também uma pensadora, formuladora no campo das políticas sociais".


"Rosani [Costa] estabeleceu fortes laços de amizades no ministério. Se envolveu completamente conosco e foi uma grande amiga. Gestora competente, lia muito, estudava, entendia de políticas públicas e pensava para frente. Pensava no Bolsa Família no contexto de integração da nossa rede de proteção e promoção social, sempre provocando discussões pertinentes na linha de aperfeiçoamento das nossas políticas", diz o ministro na nota.


PerfilSegundo o ministério, Costa
assumiu a secretaria em dezembro de 2004, após trabalhos no Ministério da Saúde e na Secretaria de Coordenação Política da Presidência da República. Nesta época, atuou na interlocução do governo federal com municípios e coordenou a secretaria técnica do Comitê de Articulação Federativa, composto por representantes do governo federal e das entidades nacionais de prefeitos.

Cunha era servidora pública de carreira do governo federal desde o início de 2000, pertencente à carreira de "Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental".


Também foi diretora de Gerenciamento de Investimento do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2002, e Secretária Executiva da Frente Nacional de Prefeitos no período de 1997 a 1999.
Ela era formada em fisioterapia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em Saúde Pública e Administração Pública.


A secretária deixa a filha, Gabriela, a mãe, Diva, e três irmãos: Afonso, Simone e Socorro.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: