sábado, 30 de abril de 2011

Segurança mantém marca da paz em Feira de Santana


O aumento da participação de foliões e a diversidade de atrações não foram os únicos destaques da 73ª edição da tradicional Micareta de Feira de Santana que teve como atração principal a Banda Chiclete com Banana, neste sábado (30/04), que tocou sem corda para o folião pipoca. 

Os dados estatísticos da área da Segurança Pública, divulgados no final da manhã deste sábado, revelaram mais um número relevante que confirma a eficiência do planejamento estratégico da atuação policial: queda de 31,8% no quadro geral de ocorrências policiais no comparativo do segundo dia de folia com 2010 e sem registros de morte ou tentativa de homicídio no mesmo período. Das 7h de sexta-feira (29) até às 7h de sábado (30) foram 58 casos contra 85 do ano anterior.

Com redução de 35,7% do número geral de ocorrências (99 em 2011 e 154 em 2010), desde o início da festa foi expressiva a diminuição de roubos e furtos em função de maior efetivo policial e aparato tecnológico, na opinião dos representantes dos principais órgãos envolvidos na organização da Micareta 2011 e que realizam reunião diária de avaliação na sede do 1º Batalhão da PM.
Para o sub-secretário da Segurança Pública, Ari Pereira, “todo esse aparato de câmeras, equipamentos e policiais nos dá um poder maior de decisão e maior agilidade na prevenção ou repressão ao crime”. O Governo do Estado investe R$ 3,6 milhões na Micareta, incluindo Segurança, Saúde e apoio a blocos afros.

Segurança e Tecnologia

A Micareta 2011 ganhou um acréscimo de 16,4% no efetivo policial com 7,5 mil homens com apoio tecnológico de 13 câmeras de monitoramento, rádios com o sistema Tetra de comunicação (com localização via satélite) e um ônibus digital, que tem computadores com acesso à internet e câmeras que registram a festa em diferentes pontos.

O Centro Integrado de Decisões Estratégicas – CIDE, localizado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), situado na Avenida Presidente Dutra, onde funciona a gestão dos sistemas, recebeu neste sábado a visita do assessor-geral de Comunicação, Robinson Almeida, e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge da Paixão. “O uso da tecnologia é fundamental para garantir um trabalho de maior resultado da segurança e proteção ao folião que quer se divertir”, pontuou Almeida.

Nenhum comentário: