Armando Duarte Mesquita Júnior, juiz da comarca de Bom Jesus  da Lapa, município localizado a 777 km de Salvador, determinou o prazo de 60  dias para o Estado da Bahia promover procedimento administrativo para construção  de uma nova cadeia pública no município. 
A decisão foi favorável a um pedido formulado pelo Ministério  Público estadual. A nova cadeia deve ter capacidade mínima para 70 presos, e  passar por adaptações no prédio onde se encontra a atual cadeia pública,  impedindo o seu desabamento. 
As precárias instalações da cadeia, dos problemas estruturais  à superlotação, foram denunciadas pelo MP em uma ação civil pública ajuizada em  2007 pelo promotor de Justiça Beneval Mutim. A reiteração do pedido liminar de  transferência de presos e reforma da carceragem foi feito em setembro do ano  passado pelo promotor de Justiça André Fetal. 
De acordo com o Ministério Público, as condições degradantes e  insalubres vivenciadas pelos custodiados e a superlotação da carceragem da  Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, que só aumenta com o transcurso  do tempo, causam risco iminente de deflagração de motim e fuga em massa de  presos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário