segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Policial baiano é destaque em curso de tiro na Swat


O investigador e instrutor de tiro da Polícia Civil da Bahia, Álvaro Moraes de Castro, obteve o primeiro lugar no Curso de Tiro de Combate Avançado, realizado no Lake Technical Center, Institute of Publica Safety, da Swat Combat Shooting, em Orlando, Florida, Estados Unidos, entre os dias 7 e 13 de novembro últimos. Apontado como um dos destaques entre os participantes do treinamento, o profissional baiano foi homenageado pelas instituições americanas promotoras do evento com duas placas e três certificados.

Com duração de 80 horas, em tempo integral, o curso foi ministrado durante sete dias pela equipe de instrutores de tiro da Swat de Orlando, que concedeu a Álvaro de Castro o certificado “Top Gun”, por ele ter obtido o primeiro lugar na avaliação da turma. O certificado refere-se ao policial como um homem de “mente clara e mão firme”.

O curso na Swat Combat Shooting incluiu a utilização do equipamento “taser” - pistola que dispara dardo e paralisa as ondas cerebrais da pessoa alvejada -, manuseio de diversas armas, como pistolas, espingardas e fuzil semi-automático Barett, de calibre ponto 50, arma militar. Na etapa final do treinamento, o investigador baiano participou de um curso de simulação de combate em ambiente confinado, com a missão de desalojar um indivíduo suspeito.
“Considero o curso muito proveitoso para minha atividade profissional, e agradeço a oportunidade que me foi proporcionada pela Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil da Bahia, de constatar como é feito o treinamento de tiro em outro país”, afirmou o investigador da COE (Coordenadoria de Operações Especiais), de 68 anos. Álvaro é credenciado pelo Exército e Polícia Federal, para atividades de instrução de tiro, recarga e munição, atirador e tiro prático.

Além de receber certificados fornecidos pela U.S. Police Instructor Teams, assinados pelo instrutor sênior David Pelton e o chief de instructor Richard Rippy, o investigador da COE acompanhou dentro de uma viatura uma patrulha feita pelo xerife de Orlando e sua equipe, pelas ruas de um dos bairros mais movimentados daquela cidade americana. Quatro delegados e dois peritos médico legal, da Bahia também participaram do Curso de Tiro no Lake Technical Center, Institute of Publica Safety.

Nenhum comentário: