sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Garota que ofendeu nordestinos some da internet e da faculdade


A estudante Mayara Petruso, que bem gostaria de levantar uma muralha para separar o Nordeste do restante do país, por ironia, nasceu no mesmo ano em que os alemães puseram abaixo o Muro de Berlim e a saudade que separava um mesmo povo entre capitalistas e comunistas - 1989.
Depois dos comentários preconceituosos feitos na internet, Mayara sumiu na mesma velocidade com que excluiu seus perfis nas redes sociais. Na madrugada de segunda, logo após a eleição de Dilma Rousseff (PT), ela pregou a morte de nordestinos no twitter. “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, escreveu.
A repercussão negativa das declarações fez Mayara se esconder. Desde o episódio, ela não aparece na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo, onde cursa, à noite, o sexto semestre de Direito. Segundo a assessoria da instituição, os alunos não realizaram manifestações nem de apoio nem de repúdio à estudante.
Família
Mayara Penteado Petruso, 21 anos, faz parte de uma família tradicional, de origem italiana, do município de Bragança Paulista, a 90 quilômetros de São Paulo. Ela é filha caçula do empresário Antonino Petruso, que herdou uma rede de supermercados do pai, Salvatore.
A estudante é fruto do segundo casamento de Antonino com Mayara Coreno Penteado. Antes, ele vivia com Hermengarda Puccinelli, de origem italiana. 
Ele teve duas filhas da ex-mulher, a advogada Bárbara Maria Puccinelli Petruso, 26 anos, e a estudante Carolina Maria Puccinelli Petruso, 23 anos. O CORREIO telefonou para o escritório de Antonino em Bragança, mas ele está em São Paulo com a filha. 
 Mayara deixou Bragança para ir morar no bairro da Liberdade, reduto paulistano da população de ascendência oriental, e cursar Direito na Universidade São Francisco, em Pari, Zona Leste de São Paulo. Após dois anos e meio, ela transferiu-se, neste semestre, para a FMU.
Faculdade
Por ser novata, ela não é muito conhecida pelos colegas. Um estudante do oitavo semestre do curso noturno de Direito, o mesmo de Mayara, contou que nunca a viu pelos corredores. Outro, do sétimo semestre, também disse que não a conhece e nem a seus amigos. Ambos não quiseram se identificar.
Os ex-colegas de trabalho de Mayara - ela foi demitida da função de estagiária do escritório Peixoto e Cury Advogados -, foram proibidos de se manifestar sobre a estudante
Processo
O Ministério Público Federal (MPF), em São Paulo, recebeu ontem a denúncia-crime encaminhada pela Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco. A entidade pede a punição por racismo e incitação ao crime. A pena é de dois a cinco anos de prisão e pagamento de multa.
A procuradora responsável pelo caso é Melissa Abeu e Silva. A equipe técnica do MPF fará um laudo sobre as manifestações de Mayara. O documento ficará pronto na próxima semana e fará parte do inquérito.
Campanha homenageia Nordeste
Personalidades, como Rachel de Queiroz, tomaram o Facebook. Se o Twitter foi a ferramenta usada por Mayara para manifestar seus preconceitos, a reação aos comentários aconteceu no Facebook. Sobretudo após a campanha Hoje Eu Acordei Nordestino”, iniciada pela jornalista carioca Clarissa Monteagudo, do jornal Extra.
A ideia é destacar aspectos positivos da cultura nordestina e homenagear personalidades da região. A jornalista, por exemplo, postou uma foto da escritora cearense Rachel de Queiroz. “Quem rejeita o Nordeste, não sabe o poder de um caldo de sururu, Aratu com farofa amarela e beijar um homem iluminado pelo sol de Itapuã”, escreveu.
O jornalista carioca Arthur Rosa homenageou o escritor paraibano Ariano Suassuna, a quem chamou de “grande pensador do Nordeste”. A baiana de Belmonte, Tania Athayde, radicada no Rio, destacou os músicos Armandinho, Pepeu Gomes e Sivuca.
Paulistas fazem manifesto em apoio a Mayara
Um grupo de paulistas se mobilizou para apoiar a estudante Mayara Petruso. Eles fazem parte do Movimento São Paulo Para os Paulistas. Segundo uma das articuladoras, a atendente de suporte técnico Fabiana Pereira, 35 anos, foram reunidas 1.400 assinaturas em um abaixo-assinado virtual. Segundo Fabiana, a estudante desabafou.
“Acho que aquele negócio que ela falou de matar, afogar, é mais ou menos assim, que nem você fala: ‘Ah, mate todos os corintianos’. Sabe?”, disse, em entrevista ao portal Terra Magazine. Para ela, os nordestinos estão usando as declarações para “se fazerem de vítimas”.
A reclamação é sobre os recursos de São Paulo usados para financiar o Bolsa Família, cuja maioria dos beneficiários são do Nordeste. “São Paulo sustenta e eles (nordestinos) decidem quem vai nos governar”, lamentou. O grupo quer que cada estado tenha autonomia para utilizar seus recursos.
*Saiba como navegar sem problemas
1º Polêmica Evite manifestar opiniões polêmicas sobre assuntos delicados. Sua declaração pode ofender as crenças pessoais de alguém.
2º Ataques A maior parte dos processos que surgem após comentários em redes sociais são de ataques pessoais

3º Clareza Quando for dar sua opinião, tente ser o mais claro possível. Manifestações mal escritas podem ser mal interpretadas e gerar conflito

4º Sem noção Para não passar vergonha ou virar hit de bizarrice no YouTube, evite publicar fotos e vídeos constrangedores

5º Intimidade Não publique informações que identifiquem seu endereço nem seu nível de riqueza. Ladrões estão de olho

6º Rede Antes de qualquer postagem, lembre que seus amigos tem uma rede de contatos, que podem acessar informações sobre você e espalhá-las

7º Público As redes sociais são um ambiente público de grande alcance. Lembre que suas postagens serão vistas por muita gente

8º Trabalho Não critique seu chefe e sua empresa nas redes sociais. Fique de boa com o patrão, porque ele também pode estar conectado

9º Curiosos Se não quiser ver aquela pessoa que não larga do seu pé, não divulgue sua agenda

10º Fake  Não crie perfis falsos. Você pensa que está anônimo para falar besteira, mas pode ser rastreado

4 comentários:

À PÉ ATÉ ENCONTRAR disse...

Essa pobre coitada é um perigo patra si mesma, que visão limitada, uma reprodução moderna de Hitler!E pra uma futura advogada, seus pensamentos e ideias sinceramente só afundarão a ela mesma, tadinha!

A própria História do Brasil faz questão de mostrar o papel dos nordestinos na construção do nosso país. Quem lê e estuda sabe disso e não vai sair por aí disseminando ideias infundadas...VIVA O NORDESTE, VIVA A BAHIA, VIVA DILMA ROULSEFF!Pois quem construiu e constrói o sudeste do país, de onde vieram às calúnias, são os nordestinos, que deram riqueza a esse estádio...

No mais, nosso país é diverso e não devemos cair na burrice de tentar comparar ou mesmo instituir uma região superior a outra.

Aprendamos ainda, em pleno século XXI, a conviver com a diversidade, seja cultural, social ou econômica. Viva o Brasil!

Ana Paula Duarte.

Marcos disse...

Antes mesmo de cometer um crime, essa criança cometeu um grande pecado, ela é simplismente mais uma em um planeta com mais de 6 bilhôes de habitantes, ela não fede e nem cheira melhor do que ninguem, se ela estiver irritada por estar próxima ao nordeste, ela peque um legacy e vá embora pra Europa, e lá ela sofrerá o mesmo crime, desta vez, por ser brasileira. Avisem pra ela que o inferno não deve ser um lugar ruim, se fosse tão ruim assim, não estaria cheio de nordestinos, paulistas, europeus etc, etc, etc. Que são todos iguais perante nosso Deus, e que ele nos abençõe e perdoe essa coitadinha.

Amigo locutor disse...

Libera a menina, ela tem problemas!!!
Ela deve estar menstruada, cólicas são um ploblema sério!!!! Seu namorado deve ter saido com outra e a deixou louca. Quando ela chegar no inferno ela vai ver que tanto faz paulixta, pernanbucano, gaúcho, baiano, mineiro........... Todos somos iguais. Os encomodados que se mudem memininha irracional. Vai pra Itália, lá, com certeza é melhor que São Paulo.

Unknown disse...

Rodei o Brasil inteiro e vim parar no nordeste, aqui eu encontrei muita felicidade, muita PAZ, e um grande AMOR, um conjunto que não consegui formar em Sao paulo por ex.