quarta-feira, 25 de março de 2009

“Operação Cipó” realiza a maior apreensão de animais silvestres do país

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), a Polícia Civil e a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública realizaram na “Operação Cipó”, no inicio da tarde desta quarta-feira (25) a maior apreensão de animais silvestres do Brasil em 2009. A apreensão aconteceu na cidade de Milagres a 100 KM de Feira de Santana.

Cerca de 2.500 animais silvestres, entre Iguanas, Micos, Cardeais, Azulãos, Coleiros e outros. Os animais estavam na carreta de placa JUX-3377 licença de Tabuleiro do Norte, Ceara de propriedade de Hecilio Macena Maia de 50 anos, que conduzia os amimais para José Santana Silva, 57 anos que reside na cidade de Cipó.


Cerca de 150 Micos, vários Coleiros e, Cardeais já estavam mortos devido à alta temperatura dentro do Baú da carreta e também pela falta de água para os animais mostrando a crueldade dos criminosos.


Os detidos fazem parte de uma quadrilha internacional de tráfico de animais silvestres. Doze prisões estão sendo efetuadas em municípios da Bahia (sendo seis em Cipó, quatro em Paulo Afonso, uma em Ribeira do Pombal e uma em Ribeira do Amparo), duas em São Paulo e duas no Ceará (a cargo dos Gaecos dos dois estados).

A OPERAÇÃO

De acordo com informações da coordenadora do Gaeco do Ministério Público da Bahia, promotora de Justiça Ana Rita Nascimento, a operação teve início há um ano, quando a CPI da Biopirataria que tramitava no Senado Federal remeteu relatório à Promotoria de Justiça de Cipó solicitando a adoção das providências necessárias quanto ao tráfico de animais silvestres na região.

Após cerca de um ano de interceptação telefônica desenvolvida pela Superintendência de Inteligência da SSP, os promotores de Justiça denunciaram 18 pessoas que movimentaram cerca de 14 mil animais silvestres e cerca de R$100 mil.

O Poder Judiciário local recebeu a denúncia e concedeu as prisões preventivas requeridas, que estão sendo realizadas hoje sob a coordenação do delegado da Polícia Civil Hélio Jorge da Paixão.

PROMOTORES
Estiveram na ação os promotores de Justiça que montaram a operação: além de Ana Rita Nascimento, Paulo Gomes Junior, Gervásio Lopes e Luís Cláudio Cunha (todos do Gaeco), Luisa Amoedo (da Comarca de Cipó) e João Paulo Schoucair (da Comarca de Olindina designado para atuar em Cipó).


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: