sábado, 28 de março de 2009

Ex-jogador homicida é transferido para São Paulo


O ex-jogador de futebol Janken Ferreira Evangelista, 28 anos, preso ontem na Bahia, acusado de ter assassinado a ex-mulher, Ana Cláudia Melo e Silva, 18, em São Paulo, no último dia 22, foi transferido no início da noite de hoje (26) à capital paulista. Ele foi escoltado por um delegado e dois agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) daquele estado. O filho do casal, que havia sido trazido por Janken, está sob a custódia do Conselho Tutelar, em Teixeira de Freitas.


O coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia (Teixeira de Freitas), delegado Nélis Júnior, contou que ao ser comunicado do caso por policiais paulistas e da possibilidade de o acusado ter vindo para a casa de parentes, em Teixeira de Freitas, passou a acompanhar a família dele em outros municípios do Extremo Sul.

As buscas se estenderam até o povoado de Posto da Mata, no município de Nova Viçosa e ontem os agentes constataram grande movimentação na casa de um dos parentes de Janken. “Percebendo a aproximação da polícia, ele entregou-se tranqüilamente”, relatou o delegado.
Mensagem

O ex-jogador foi conduzido para a Delegacia de Teixeira de Freitas, enquanto o filho do casal permaneceu com a avó paterna, na localidade de Posto da Mata. O homicida apresenta ferimento no rosto e em uma das mãos, em decorrência da briga com a ex-mulher. Por causa disso, teve de ser submetido a exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Janken confessou o crime aos policiais, alegando ter sido provocado pela vítima, por conta de um novo relacionamento que ela vinha mantendo com outro jogador. Mas afirmou que não planejou o homicídio. Contou que no domingo foi assistir a um jogo de futebol com a vítima e o filho. Ao retornar em casa, observou que Ana Cláudia tinha recebido uma mensagem no celular e tentou tomar o aparelho, gerando a briga que resultou no assassinato.

Declarou que o filho não assistiu ao crime, uma vez que se encontrava em um quarto. Depois de constatar a morte de Ana Cláudia, ele pegou o menino e fugiu de São Paulo em um táxi, seguindo posteriormente para Teixeira de Freitas.

Flagrante

O coordenador da 8ª Coorpin informou que o acusado jogou futebol até 2006, usando a identidade do irmão mais jovem, José Roberto Evangelista, 22, quando atuava pelo Mogi Mirim, clube do interior de São Paulo. Naquele ano, José Roberto foi preso em flagrante com drogas, em Teixeira de Freitas, e a farsa acabou sendo descoberta.


Ao ser apresentado à imprensa, durante entrevista coletiva, encobrindo o rosto com um boné, Janken preferiu não prestar declarações, alegando que só falaria em São Paulo, na presença do seu advogado. Ficou emocionado ao ser questionado sobre o filho, que se encontra com o Conselho Tutelar, em Teixeira de Freitas. A família da mãe de Ana Cláudia tem a guarda da criança, cuja manutenção depende de uma decisão da Justiça paulista. Amanhã, o ex-atleta prestará depoimento em São Paulo e será indiciado por homicídio.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: