quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Policiais militares acusados de execução são denunciados pelo MP


O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou e pediu a suspensão da função pública de três policiais militares lotados no 19º Batalhão da Polícia Militar de Jequié acusados de executarem o jovem Elder Lago Santos, de 26 anos, em 20 de novembro de 2010. Alexandre Coleone de Almeida, Rafael Gonzaga Campos e Francisco Fernandes Filho são acusados de homicídio duplamente qualificado e crime de fraude processual. 

A denúncia foi assinada pelos promotores de Justiça Maurício Pessoa Godim de Matos, Gilmara Espírito Santo Barreto, Rafael de Castro Matias e Marcos Alves Peixoto.

Segundo o inquérito, Elder Santos foi assassinado por volta das 12h40 do dia 20 de novembro, após ter sido abordado pelos denunciados, que estavam a bordo de uma viatura policial. A vítima, que dirigia uma motocicleta, foi revistada, colocada na traseira da viatura e levada para uma estrada vicinal localizada na BR-330, local onde foi executada.

Os policiais, de acordo com o MP, forjaram um auto de resistência, alegando que a vítima teria revidado a investida policial, mas as investigações acusaram que os próprios policiais introduziram na cena do crime a arma de fogo atribuída ao jovem.

De acordo com os promotores, “a permanência dos denunciados em suas funções originais, especialmente de policiamento ostensivo, que necessita de uso de armas de fogo, torna-se bastante temerária, eis que os denunciados, todos policiais militares, utilizaram-se justamente de suas funções para executar barbaramente a vítima e, ainda, praticara, crime de fraude processual”.

Nenhum comentário: