sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Jornalista constata que o Presídio de Feira de Santana é o mais lotado da Bahia

Um levantamento feito pelo jornalista Glauco Wanderley, e divulgado em seu blog WWW.glaucowanderley.blogspot.com, aponta que o presídio de Feira de Santana é o mais lotado de todas as 21 unidades prisionais do estado da Bahia. A informação está na página da Superintendência de Assuntos Penais (da Secretaria de Justiça) na internet, que diariamente atualiza os dados da população carcerária do estado.

O jornalista observa que no Conjunto Penal de Feira de Santana a capacidade máxima são de 340 vagas, mas há 643 presos, um excesso de 303 (89% além da capacidade). A superlotação em Feira corresponde a quase 20% de toda a superlotação do sistema estadual. Ele destaca que situação parecida encontra-se apenas em Teixeira de Freitas, com 270 presos a mais, correspondentes a 85% da capacidade excedida. Jequié, que tem quase o mesmo número de excedentes de Teixeira, tem 100 vagas a mais.

A matéria ainda informa que em toda a Bahia, existem apenas 6 unidades com vagas, sendo o de Serrinha o mais vazio. O jornalista enfatiza que o presídio feirense sempre esteve superlotado ou no limite. Mas a situação agravou-se quando aumentaram as transferências do Complexo Policial, que por também estar superlotado, foi palco de várias rebeliões e obrigado a reduzir a superlotação, que no entanto continua a existir.

Nenhum comentário: