segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Vitoria da Conquista recebera Delegacia da Policia Federal


Uma vitoria em cima de Feira de Santana. Em atenção a um antigo pleito do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a direção-geral da Polícia Federal (PF) decidiu pela instalação de uma unidade do órgão no município localizado a 509 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PF, a delegacia será inaugurada no dia 2 de março próximo, às 16h, e funcionará na Avenida Juraci Magalhães, 3956, em Vitória da Conquista.


Em 2007, o MPF em Vitória da Conquista chegou a ajuizar a ação civil pública nº 2007.33.07.001215-4 requerendo a instalação de uma unidade da PF no município. Em 2008, o juiz Eudóxio Cêspedes Paes acolheu o pedido do órgão e determinou a criação de vagas para delegado, agente e escrivão da PF, em número que atendesse a demanda das atividades existentes na região.


Um pedido de suspensão de segurança ajuizado pela Advocacia Geral da União (AGU), no entanto, suspendeu a decisão de primeiro grau. Todo esse pleito, segundo a procuradora da República Melina Montoya Flores, serviu para sensibilizar a alta direção da PF. “O reconhecimento judicial da necessidade de uma descentralizada da Polícia Federal em Vitória da Conquista serviu como fator de estímulo para que a direção-geral da PF decidisse pela efetiva instalação de uma delegacia no referido município”, disse a procuradora.


De acordo com Melina, a instalação da PF contou com o apoio do atual superintendente do órgão na Bahia, Hélbio Afonso Dias Leite. “Desde o início da sua gestão, ele vislumbrou a urgência na implantação de uma unidade descentralizada da PF em Vitória da Conquista para atender ao sudoeste baiano e adjacências”, disse.


A procuradora afirma que a falta de uma delegacia da PF na cidade tem prejudicado os trabalhos de repressão a crimes, cumprimento de prazos, realização de diligências, além de provocar atrasos no encaminhamento à Justiça de prisões em flagrantes por crimes federais.


A Subseção Judiciária Federal do município, 22 são de atribuição da DPF/Ilhéus, 11 da Superintendência Regional do Departamento da PF na Bahia, em Salvador, e um da DPF/Porto Seguro. Além de Salvador, por enquanto apenas os municípios de Ilhéus, Juazeiro e Porto Seguro contam com uma unidade da PF.


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: