Diante das notícias veiculadas, inclusive em nível nacional, dando conta que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia instalaria celas destinadas a presos que cometessem delitos durante o Carnaval em vários pontos do circuito, o Ministério Público estadual, por meio da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal em exercício, Isabel Adelaide Moura, entrou em contato com o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Ruy da Paz na manhã de sexta-feira,(6), para discutir sobre a medida que provocou preocupação.O delegado assegurou que as citadas celas fotografadas em cima do passeio no Campo Grande, motivo de matérias jornalísticas, fazem parte do equipamento que já foi utilizado em festas como a Lavagem do Bonfim e do Rio Vermelho.
Disse ainda que as celas ficarão no interior das unidades móveis, abrigando, transitoriamente, o detido até que seja encaminhado aos postos que são dotados da estrutura necessária para a lavratura do flagrante. Segundo Isabel Adelaide, o Ministério Público estará atento, promovendo a devida fiscalização durante todo o Carnaval.
PSTOS POLCIAIS
Os Postos de Policiamento Integrado (PPI) que funcionarão como delegacias nos circuitos do Carnaval e nos bairros onde haverá programação com shows durante a folia já começaram a ser montados. As 17 unidades possuem celas para abrigar provisoriamente pessoas detidas por prática de delitos, que serão transferidas para o Complexo Policial dos Barris logo após o registro da ocorrência.
Além dos postos de Policiamento Integrado, as policias Civil e Militar contarão com postos individuais, que manterão permanente contato, compostos por salas de informatização, depósitos e sanitários. A PC vai instalar ainda duas centrais de flagrantes, também dispondo de celas e salas para o delegado e registro de ocorrências e três delegacias do Adolescente Infrator.
Cerca de 23 mil policiais, entre civis, militares e peritos da Polícia Técnica trabalharão nos postos ao longo do circuito com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão e otimizar as ações policiais.
CIRCUITOS
No Circuito Osmar (Centro) serão distribuídos oito PPI’s. No mesmo espaço físico atuarão policiais civis e militares, buscando solucionar com agilidade as ocorrências registradas durante a festa. Sete unidades da PM, um posto especial da PC, uma Delegacia do Adolescente Infrator e as centrais de flagrante completam a lista de equipamentos da SSP no circuito.
Já no circuito Dodô (Barra/Ondina) estão sendo montados nove PPis, duas unidades da PM, uma da PC, duas delegacias do Adolescente Infrator, duas centrais de flagrante, um posto de observação e uma unidade do Comando de Policiamento Especializado. Serão 37 postos policiais prestando tranqüilidade no maior carnaval do mundo.
Posta por Jorge Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário