quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

SINDIPOC realiza “Projeto Raio X” das unidades de Itaparica e Vera Cruz

O “Projeto Raio X” das Unidades, criado pela Diretoria do Sindpoc para inspecionar a situação das delegacias em Salvador e todo o interior da Bahia, deu início as sua atividades na segunda-feira (09/02) e constatou total descaso nos distritos de Vera Cruz e Itaparica: policiais sem condições de trabalho, falta de viaturas e armamento, coletes a prova de bala danificados, instalações insalubres, lixos nas celas e basculantes dando acesso às ruas.


“Não é nenhuma novidade a superlotação e falta de condições de higiene nos presídios e delegacias em todo o Brasil, mas aqui na Bahia a situação começa a ficar em total desordem e bastante preocupante” disse Carlos Lima presidente do Sindipoc.


O Projeto Raio X das Unidades flagrou também mulheres e homens presos na mesma cela, e devido à superlotação de alguns cubículos, pasmem, alguns detentos algemados em áreas livres da delegacia em pé e sem nenhum tipo de acomodação.



“O que se pode constatar in loco são as delegacias sem condições mínimas de trabalho. Carros velhos e policiais sem armamento para fazer suas autuações. Uma falta de higiene e segurança tanto para o preso como também para o servidor”, denuncia Carlos Lima, presidente do Sindpoc.

Para o secretário geral do Sindpoc, Bernardino Gayoso, que também presenciou tais desmandos a situação das delegacias inspecionadas é uma total falta de respeito e de abandono com o policial civil. “O pior, manter o preso trancafiado não é função da Polícia Civil”, relata.

Preocupado com a situação dos servidores e dos presos que se encontram nas delegacias de Itaparica e Vera Cruz, a Diretoria do Sindpoc já começou a tomar as providências cabíveis. O Jurídico do sindicato vai acionar a Secretaria da Segurança Pública e o Ministério Público do Estado para que estes órgãos possam interditar imediatamente e coibir os abusos que foram constatados pela equipe Raio X das Unidades.
O projeto Raio X das Unidades dará continuidade as inspeções em outras localidades de Salvador e no interior do estado. Estamos de olho!


Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: