quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ciganos são presos com armas após confronto que deixou três baleados em Seabra


Doze ciganos de uma mesma família foram presos com armas dentro de um casarão em Boninal, no centro sul da Bahia. Três deles são suspeitos também de ter participado de um confronto armado com ciganos rivais, procedentes de Seabra, ocorrido em Boninal, no dia 28 de abril.

Um disputa de pontos comerciais na cidade motivou o confronto entre os dois grupos ciganos rivais. A família teria sido desafiada pelo grupo de Seabra, que pretendia explorar o comércio de alimentos e outras atividades na cidade vizinha.

No embate, três ciganos de Seabra foram alvejados e seguem internados em um hospital de Irecê. Um deles está em coma. Na tarde de terça-feira (8), os policiais apreenderam com os ciganos 14 armas de fogo, entre pistolas, revólveres e espingardas, algumas de uso restrito, 108 munições e 16 armas brancas.

Conforme informado pela delegada Lorena Braga, coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia (13ª Coorpin/Seabra), no imóvel, os policiais encontraram, além dos 12 custodiados, mulheres e crianças espalhados pelos cômodos, em meio às armas e munições. 

De acordo com a delegada, os ciganos usavam o imóvel para defesa da família. "O imóvel onde os ciganos foram presos não era o local onde moravam. Eles têm suas casas em uma região até conhecida como 'Vila dos Ciganos' e, depois do confronto, resolveram ir para este imóvel, que é um casarão bem seguro, com muros altos. Estavam reunidos, segundo eles, esperando a hora de um ataque dos ciganos de Seabra", diz a delegada.

Ciganos presos
Foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito e formação de quadrilha, Nelson Alves da Silva; Laécio Pereira da Silva; Maurício Alves da Silva;Valmir Alves da Silva; Leones Alves da Silva; Genival Pereira da Silva; Cláudio Nogueira da Silva; Orlando Nogueira da Silva; Nelson Nogueira da Silva; Denicrei Nogueira da Silva; Edimilson Nogueira da Silva e José Carlos da Silva. 


Os policiais também cumpriram os mandados de prisão preventiva de Maurício, Nelson Alves e José Carlos, que participaram do confronto, por tentativa de homicídio.

Um cigano procedente de Seabra, identificado como Dutra Júnior, chegou a ser detido e autuado por porte ilegal de arma e disparo de arma de fogo, mas foi liberado, posteriormente, pagando fiança.
"No dia do confronto, eu estava em Seabra e o delegado de Boninal me ligou pedindo reforço porque estava havendo um tiroteio, mas, quando chegamos, o fato já havia acontecido,. No dia, ainda conseguimos prender um deles aqui em Seabra. As investigações vão continuar e certamente os outros envolvidos vão ser localizados", completa a delegada. As armas apreendidas estão à disposição da Justiça.

Nenhum comentário: