terça-feira, 28 de setembro de 2010

Polícia prende um dos maiores traficantes de drogas da Bahia


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresentou, nesta terça-feira (28/09), o resultado da operação Coiote. Foram presas 11 pessoas, entre elas, Cesar Lobão, considerado o último grande chefe do tráfico de drogas na Bahia. Ele e a esposa, Nelma Nascimento, foram presos na cidade de Goiânia, em Goiás, onde mantinham uma revendedora de veículos e um salão de beleza usados para fazer a lavagem do dinheiro obtido com a venda de drogas.

Além deles, foram presos os gerentes e distribuidores de drogas em Salvador e a pessoa responsável pelo fornecimento de drogas para a quadrilha, que foi presa em Uberlândia-MG. O grupo agia principalmente nos bairros de Engenho Velho da Federação, Alto das Pombas e Calabar, mas também tinha ligação com traficantes de outros bairros de Salvador.

“Com essa prisão, acabamos com mais um grande esquema de tráfico em Salvador. Nós já prendemos o Perna, o Cláudio Campanha e agora o Cesar Lobão”, disse o secretário de Segurança Pública, César Nunes, durante a apresentação.

A investigação durou três meses, usou o sistema de inteligência da SSP e foi feita pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), Comando de Operações Especiais (COE) e Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

Chacina

Segundo a polícia, Lobão também tem envolvimento com uma chacina que vitimou quatro pessoas no bairro do Alto das Pombas, em junho de 2008. Ele teria fugido para Goiás logo após o crime e, na época, era líder do tráfico de drogas no Engenho Velho da Federação.

Na mesma oportunidade foi apresentada a mãe do traficante Leandro Floquet, Selma Floquet, que teria ligação com Lobão e administraria o tráfico para o casal no período em que eles viviam em Goiânia. Todas as prisões, incluindo a de Irandir de Sena - o Pitinha - gerente do tráfico em Salvador e Região metropolitana, foram resultado de três meses de investigação dentro da operação Coyote. 

Na "sociedade" do tráfico soteropolitano, Lobão é considerado rival de "Perna" e Cláudio Campanha" e tinha a família Floquet como aliada.

Nenhum comentário: