sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Operação conjunta cumpre mandados na Bahia contra empresa dos EUA

A Polícia Federal desencadeou na manhã de sexta-feira (10) a Operação CONE (Conexão Nordeste), que tem como palco de operações três estados brasileiros e, ainda, duas ações no exterior. Estão sendo cumpridas 26 buscas na Bahia, 2 buscas em São Paulo e 1 no Espírito Santo. Além desses, dois mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal. A operação conta com a participação de Auditores da Receita Federal.

Segundo a Polícia Federal, as investigações, realizadas em conjunto, indicam a existência de organização criminosa voltada para o crime de descaminho, tipificada no artigo 334 do CPB, por fazer introduzir produtos de origem estrangeira de forma fraudulenta em território nacional, uma vez que os criminosos vinham fazendo a importação visando iludir o fisco no todo ou em parte.

A organização criminosa, tratada de “Conexão Nordeste”, está ocultada através de uma empresa sediada em Miami, Flórida/EUA, que tem por finalidade dar a aparência de legalidade aos negócios que são fomentados a partir do território Norte Americano. A “Organização” possui ampla rede de empresas e de pessoas que recebem as mercadorias ilegais trazidas por via aérea e as distribuem no território Nacional, em sua maioria no Estado da Bahia, por meio do embuste de Notas Fiscais frias.

Nenhum comentário: