quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Anvisa e PRF interditam 11 farmácias em Feira de Santana

Durante uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (02/09), entre agentes do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal (NOR/PRF) e fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditaram 11 farmácias suspeitas de operarem em situação irregular na cidade de Feira de Santana . Na quarta-feira (01/09), o órgão interditou 14 estabelecimentos e prendeu um dono de farmácia na cidade.

De acordo com os organizadores da operação, além do registro, falta de higiene e falta de licença da Anvisa, os policiais apreenderam cerca de 1.500 caixas de medicamentos controlados diversos e outros com data de validade vencidas. Entre as apreensões estão unidades de anabolizantes, estimulantes sexuais e Unidiazepax, utilizado para tratamento de insônia e convulsões.

Em Feira de Santana a ação teve o apoio do Conselho Regional de Farmácia e da Secretaria Municipal de Saúde e teve como objetivo tirar do mercado medicamentos clandestinos, contrabandeados, falsificados e sem registros, ou aqueles que seriam desviados para ser vendidos nas rodovias federais do país, além de impedir o funcionamento de farmácias irregulares.
As ações tiveram início no município de Angical, onde dois estabelecimentos foram interditados, em seguida foi a vez de Barreiras, que teve uma farmácia fechada. Já em Cruz das Almas, foram oito interdições e quatro prisões, dentre elas a do vereador conhecido como Nego da Farmácia, que vendia anabolizantes clandestinamente.

Os donos das farmácias autuadas responderão a processo administrativo sanitário e podem sofrer multas que variam entre R$ 1.500 e R$ 1.500 milhão. Além disso, serão indiciados criminalmente por tráfico de entorpecentes, podendo pegar de cinco a 15 anos de detenção, e por crime contra a saúde pública, com pena que varia de 10 a 15 anos de prisão.

Em 2010, foram realizadas 40 operações como esta em todo o país, computando 230 prisões em flagrante e apreensão de mais de 80 toneladas de medicamentos clandestinos.

Nenhum comentário: