quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Comissão vai apurar causas do acidente envolvendo ônibus na Olípio Vital

Secretaria de Transportes e Trânsito instalou uma Comissão de Sindicância com a finalidade de apurar as causas do acidente que envolveu um ônibus clandestino que transportava pacientes da cidade de Araci para fazer exames e consultas médicas em Feira de Santana.

O acidente ocorreu na tarde de terça-feira (1), no cruzamento da rua Olímpio Vital e a avenida de Canal, trecho do Transbordo Central. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas.

Portaria de número 019/2009, assinada pelo secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles Rosa de Oliveira, foi publicada nesta quarta-feira (2) com a composição da Comissão de Sindicância, pelos servidores públicos José Carlos Cerqueira Bacellar (presidente), Marlene de M. Oliveira e Eduardo Silva Santos.

A Comissão de Sindicância tem um prazo de 30 dias - prorrogável por mais 30, se necessário - para apurar o caso. O presidente José Carlos Cerqueira Bacellar informou na manhã desta quarta-feira (2), que o primeiro passo é no sentido de arrolar e ouvir testemunhas, especialmente os sobreviventes que ocupavam as duas motos arrastadas pelo ônibus e passageiros do coletivo.
Além disso, Bacellar informou que está na expectativa da realização e conclusão da perícia a ser feita no veículo, peça que o presidente da comissão considera importante para o resultado final da sindicância.

Ele observou ainda que o ônibus está em estado de má conservação e, aparentemente, inapto para fazer o transporte de passageiros, principalmente de uma cidade para outra, pegando uma rodovia.

O presidente da Comissão de Sindicância não soube informar o nome do motorista do coletivo, mas já está tomando providências neste sentido junto a Prefeitura Municipal de Araci, que havia locado o veículo para fazer o transporte dos pacientes. O condutor do veículo evadiu-se do local do acidente.

“Neste primeiro momento estamos reunindo a maior quantidade de informações em torno do caso, listando testemunhas, tentado levantar a identidade do motorista, além de contatar com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) sobre o dia e hora da realização da perícia no veículo, visando detalhar ao máximo o relatório final sobre o acidente”, completou José Carlos Cerqueira Barcellar.

O acidente aconteceu por volta das 16h30, quando o ônibus, de placa JMF-2494, teria supostamente perdido os freios na ladeira da rua Olímpio Vital. Duas motos, de placa JOX-1021 e JRZ-7321, que estavam paradas na sinaleira, no cruzamento com a avenida de Canal, foram arrastadas pelo veículo, que parou na beira do canal ao bater numa árvore. Antes, porém, o ônibus atingiu um Fiat Palio, de placa HDM-7116.

As vítimas fatais, que ocupavam as duas motos foram Gislane Silva Mendes Moreira, 24 anos, e Luiz Leno de Jesus Almeida, 26. A mulher morreu no local, enquanto Luiz Leno ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos graves ferimentos e veio a morrer na emergência do Hospital Geral Clériston Andrade.

Posta por Jorge Magalhães

Nenhum comentário: