sábado, 9 de julho de 2011

Moradores interditam BA-093 em protesto contra pedágio


Moradores de Pojuca, na região metropolitana de Salvador, fecharam por mais de uma hora, na tarde deste sábado (09/07), a entrada do município, na altura do pedágio na BA-093. Eles reclamam da tarifa que precisam pagar para transitar diariamente na região. O posto do pedágio fica a um quilômetro do município.

Durante a manifestação, houve engarrafamento na estrada e eles só saíram depois que fizeram contato com um representante da concessionária responsável pelo pedágio. Os manifestantes marcaram uma reunião para segunda-feira (11) para tentar fazer com que os moradores de Pojuca não paguem mais a tarifa de R$ 2,60.

Um comentário:

JOS� disse...

POJUCA FAZ 98 ANOS
No dia 29 de julho de 2011, o Município de Pojuca fez 98 anos, mas infelizmente neste aniversário não há o que se comemorar, ao contrário, deve-se lastimar a sua existência, pois a atual realidade em que se encontra não enseja motivos para se fazer festa ou demonstrar sentimentos de alegria, porquanto política e economicamente o mesmo ficou mais dependente e desvalorizado. Primeiro em razão das pessoas residentes neste, serem transformadas em cidadãos de segunda classe, ao terem o direito à Liberdade de Ir e Vir, garantido constitucionalmente, violentado e suprimido pelo atual governador do Estado da Bahia, Jaques Vagner, que governa o Estado sob a imposição de um regime político ditatorial, este governante é reconhecido hoje o inimigo público nº 1 dos pojucanos, por impedir que os cidadãos pojucanos possam transitar de forma livre além dos limites político-geográficos do referido município. Por sitiar o município, quando criou o Ato irresponsável que privatizou as estradas do Estado, proliferando de pedágios quase todas elas, onde de forma altamente delitiva, colocou um destes pedágios na única porta de saída do município de Pojuca no sentido da Capital e dos outros municípios vizinhos pertencentes à região metropolitana de Salvador-Ba. O referido pedágio fica localizado nos limites entre os Municípios de Pojuca e Mata de São João, precisamente na única via de acesso, sendo esta a BA-093, construída e mantida há mais de cinquenta anos pelos governos estaduais anteriores, sem nunca ter havido necessidade de privatizá-la.
O famigerado pedágio armado no Pau D’Arco impede que as pessoas residentes em Pojuca vá ao município vizinho sem ter que forcosamente retirar dinheiro do bolso para ser colocado no cofre da concessionária Bahia Norte, empresa felizarda que misteriosamente recebeu de graça quase a totalidade das estradas do Estado, para explorá-las por cinqüenta anos, cobrando valores absurdamente caros para o homem médio brasileiro, sob a forma de pedágios. Isto é de uma violência inominada. Em segundo lugar, Pojuca agora é conhecida como a cidade dos pedágios, e por conta disso as suas atividades econômicas, provenientes da produção e do comércio em geral, caíram em torno de 40%, em razão da inibição da circulação dos bens, serviços, e das pessoas residentes, neste e nos municípios circunvizinhos, desequilibrando a harmonia econômica anteriormente vivida pela região, em virtude da cobrança destes pedágios. Acentuadamente perde o município de Pojuca, que foi absurdamente o mais prejudicado até aqui, quando até os imóveis localizados neste município, sofreram uma desvalorização aproximadamente na mesma proporção dos negócios anteriormente citados. Isto demonstra de forma clara e precisa, que o atual governador, não está preocupado com o interesse público, tampouco com o desenvolvimento econômico do próprio Estado e ou do cidadão, ao agir com tamanha insensibilidade e disfarcatez. Fica mais do que evidente, que a preocupação do governador Jaques Wagner, pela forma como o mesmo implementou estes pedágios, não é a de beneficiar a sociedade de uma maneira geral e indistinta. E sim de defender o interesse de um pequeno número de indivíduos, que se apoderaram da atual Administração do Estado da Bahia, para enriquecer-se ilicitamente. Impeachment nele.
JOSÉ RAMOS