quarta-feira, 9 de junho de 2010

Anvisa interdita deposito da Farmácia Caroá em Feira de Santana

Em uma operação conjunta entre Policiais Rodoviários Federais e fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na noite de terça-feira (8) resultou na apreensão de 50 toneladas de remédios com prazo de validade vencidos, em uma das maiores redes de farmácia de Feira de Santana.

A operação foi realizada na sede da farmácia do “Caroá” que funciona na avenida Getúlio Vargas, e que tem mais 15 lojas espalhadas pela cidade. De acordo com a vigilância sanitária, no galpão do estabelecimento foram encontrados remédios que já haviam vencido desde o ano de 2005, além de estarem armazenados de forma imprópria, em um local com muita sujeira e insetos.

Segundos o técnico da Anvisa, João Roberto Ferreira, a equipe que realizava a “Operação Tarja Preta II” recebeu um denúncia anônima e detectou que nos andares superiores do estabelecimento funcionava uma distribuidora, com muitos produtos vencidos. Ele disse ainda que também foram encontrados produtos dentro do prazo de validade, mas que foram condenados pelo fato de estarem armazenados de forma imprópria, com poeira, sujeira.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, o empresário João Borges, disse que “no depósito consta os medicamentos vencidos de várias lojas da rede Caroá, que aguardam processo de ressarcimento de impostos, para em seguida serem incinerados”. João Borges explicou que trata-se de um processo moroso, no qual os produtos são queimados de acordo com a liberação do ICMS. Ele afirmou que não comercializava os medicamentos.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Feira de Santana, Elycarla Souza, informou que trata-se de um depósito clandestino, por não ter alvará sanitário nem autorização da Anvisa foi interditado. Ela disse ainda que o responsável legal pelo estabelecimento tem um prazo de cinco dias úteis para incinerar o material. Não há provas de que os produtos estavam sendo comercializados, mas a coordenadora explicou que a interdição foi feita devido à forma imprópria de armazenamento e local insalubre.

Nenhum comentário: