quarta-feira, 7 de abril de 2010

Definido esquema de segurança para a Micareta 2010

A Prefeitura de Feira de Santana vai participar efetivamente da segurança da Micareta 2010, que será realizada no período de 15 a 18 deste mês. A parceria com os órgãos de segurança pública do Estado foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, na manhã desta quarta-feira (7), durante reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Nunes, e o alto escalão da Polícia Civil e Polícia Militar, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para anunciar o esquema de segurança para a festa momesca.

Atento a importância da presença das autoridades da segurança pública em Feira de Santana para tratar do esquema de segurança para a Micareta, o prefeito Tarcízio Pimenta reafirmou o compromisso da Prefeitura fazer também a sua parte. “Estamos sempre abertos para ouvir quem tem mais experiência e colaborar em tudo que for necessário”, afirmou, ao colocar à disposição a Escola Itinerante de Informática, o ônibus digital, para as atividades da Polícia durante a Micareta.

O comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Mascarenhas, observou “a visão futurista da cidade pelo prefeito Tarcízio Pimenta. Vi grande parceiro. Vamos ter que ter capacidade de alinhar a tecnologia fornecida pela Prefeitura ao efetivo que vamos empregar”.

Enquanto isso, o secretário de Segurança Pública, César Nunes, ressaltou a importância da parceria oferecida pelo Governo Municipal. “O prefeito Tarcízio Pimenta tem visão estadista, é sabedor que segurança pública é dever do Estado, mas tem sido grande parceiro”, frisou.

O secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas Santana, destacou que a Prefeitura vai colocar um guarda municipal em cada um dos 42 portões de acesso ao circuito da festa, visando evitar a entrada de armas e utensílios perigosos. “Também vamos colocar à disposição 30 agentes da Brigada de Emergência da Guarda Municipal em apoio ao 2º Grupamento de Bombeiro Militar”, frisou.

Este ano a segurança da festa será desenvolvida por cerca de cinco mil policiais, utilização de câmeras de segurança em todo o circuito e câmeras de segurança nos caixas eletrônicos da Estação Rodoviária. Contará com posto de reunião de tropa, montado no Colégio Estadual, quatro viaturas por sub-área funcionando 24 horas, 42 portões de acesso com dois PMs por portão, resultando no envolvimento de 84 policiais militares por turno e apoio dos pelotões Asa Branca e do Moto Centro.

A parceria da Prefeitura com as polícias Militar e Civil visando a segurança dos foliões engloba desde a fiscalização de vendedores de espetinhos, comércio considerado preocupante pela PM, já que trabalha com facas e o próprio espeto pode ser utilizado como arma, até o apoio com a atuação dos guardas municipais. O Governo Municipal também vai ceder duas das três ambulâncias que serão utilizadas pelos bombeiros no evento. As ambulâncias ficarão situadas na praça Jackson do Amaury e rua Barão do Rio Branco. A Prefeitura ainda montará postos de saúde na rua Vasco Filho e na rua Adenil Falcão.

O coordenador regional da Polícia Civil, Fábio Lordello, agradeceu ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo esforço colaborando com a segurança pública. Informou que será montada uma central de flagrantes no Colégio Estadual e que também está sendo montado esquema de segurança n entorno do circuito da festa, visando combater o furto de veículos, sendo inclusive utilizado este ano o “black berry”, equipamento que possibilita a consulta instantânea da situação de veículos. “Pretendemos repetir o sucesso na festa do ano passado”, disse.

O comandante do 2º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Marcelo Alves, informa que a corporação também estará presente com um efetivo de 170 homens por dia, com patrulhas atuando em 10 elevados.

O delegado geral da Polícia Civil na Bahia, Joselito Bispo, observou que a parceria entre a Polícia e a Prefeitura para a segurança da Micareta visa atingir índices inferiores de registros durante a festa.

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