terça-feira, 1 de abril de 2014

Babá acusada de espancar criança é ouvida, menina permanece em coma

A babá suspeita de agredir uma criança de pouco mais de um ano, foi ouvida na manhã desta terça-feira (01/04), no Complexo Policial Investigador Bandeira, em Feira de Santana. A menina permanece internada, em coma profundo, segundo informações do Hospital Estadual da Criança.

A suspeita foi até a delegacia acompanhada dos pais e do advogado de defesa. Eles disseram que a filha sofre de transtornos mentais e estava sem tomar os medicamentos nos últimos meses por causa de uma gravidez. "Ela é nervosa, mas gosta muito de criança. Eu não desconfiava que ela ia fazer isso não", afirmou Josélia dos Santos, mãe da babá.

Na delegacia, a suspeita cobriu o rosto para evitar falar com a imprensa. O depoimento dela aconteceu a portas fechadas e durou cerca de duas horas. O advogado contratado pela família da babá acompanhou a oitiva. "Só quem pode confirmar isso [problemas mentais] é o laudo médico. Se ela teria problemas mentais, isso deveria ser verificado no momento da contratação", disse o advogado Brender Nascimento.

Após o depoimento, a suspeita foi liberada pela polícia. "Ela não foi autuada porque houve apresentação espontânea e a lei garante, assegura que qualquer pessoa suspeita de prática de crime, impede a lavratura do auto de prisão em flagrante", afirmou a delegada Letícia Alaor.

"A menina está sofrendo muito, está toda entubada. Só Deus para livrar ela da morte", conta Sandra Pereira, tia da criança.

Saúde

Boletim médico divulgado nesta terça-feira pelo Hospital da Criançaindica que a paciente de 1 ano e 1 mês "continua internada na Unidade de Estabilização do Hospital Estadual da Criança, recebendo cuidados intensivos desde o dia 28 de março, às 18h50, quando foi trazida desacordada pelos pais com relatos de sonolência e episódios de vômito".

O boletim diz ainda que a garota foi submetida a uma tomografia de crânio e neurocirurgia e está sendo acompanhada por um neurocirurgião. "Por conta da gravidade da lesão neurológica, a paciente encontra-se em coma profundo com ventilação mecânica, sem indícios de reatividade", diz a nota do hospital.

Denúncia

Viviane Freitas, mãe da garota, acusa a babá de ter espancado a filha dela e diz que não imaginava que a criança sofria agressões. "Eu não desconfiava que ela estava maltratando a minha filha e foi passando os dias, só que sexta-feira a minha filha ficou praticamente morta", contou.

A agressão foi denunciada no Complexo Policial da cidade, no início da tarde de segunda-feira (31). Ainda segundo Viviane, a criança apresentava arranhões no rosto e hematomas na barriga. Ela disse ainda que a menina bateu a cabeça porque foi empurrada pela babá enquanto tomava banho.

Já segundo Ana Carla Pereira, tia da garota, a babá confessou que batia na criança. "Ela me falou que a menina chorava demais, empatava ela de assistir televisão, de dormir à tarde e toda vez que a criança ia tomar banho, a criança ficava muito agressiva e ela não se controlava, empurrava a criança no box", conta.

De acordo com informações do HEC, a menina chegou à unidade por volta das 18h50 da sexta-feira, com quadro de sonolência, episódios de vômitos, além de indícios de ter sofrido uma forte pancada na cabeça. Além disso, ela teve duas paradas cardiácas e no domingo (30), precisou fazer uma cirurgia por apresentar sangramentos no cérebro.

Informações do g1 e fotos de Ed Santos

Nenhum comentário: