segunda-feira, 16 de maio de 2011

PF alerta para exploração sexual pela internet


Para comemorar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual, nesta quarta-feira (18/05), a Delegacia da Polícia Federal de Porto Seguro estará realizando, às 18 horas, no Hotel Vela Branca, a 2ª Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Segundo o delegado chefe da Polícia Federal, Eriosvaldo Renovato Dias, o objetivo é levar informações à sociedade, orientar os filhos sobre os malefícios do uso incorreto da internet, e os pais, sobre como prevenir e lidar com essa temática, cada vez mais presente na vida das pessoas.

Não há recuo para o avanço tecnológico. Se a internet for usada de maneira benéfica, será de grande proveito para a humanidade. Mas muitas vezes as crianças acessam sites de conteúdo pornográfico ou entram em salas de bate papo, se comunicam com pessoas que se passam por crianças, trocando informações que não deveriam e criando vínculos de intimidade, que podem trazer danos irreparáveis para as famílias, alerta o delegado.

Está sob a competência da Polícia Federal os crimes federais ou que transcendam os limites territoriais do Brasil. E a pedofilia está na mira dos policiais. De acordo com o delegado Renovato, a maioria dos crimes de pedofilia é identificada através de denúncias, mas os agentes chegam a se infiltrar nos sites e salas de bate papo para flagrar os criminosos.

Atualmente, se identificarmos um computador onde estiverem armazenados arquivos de fotos, imagens ou mensagens suspeitas, o usuário poderá ser autuado. Inclusive temos recursos para comprovar a hora em que aquela pessoa utilizou um determinado computador para a prática do crime, ressalta.
Materiais apreendidos com pedófilos

Nenhum comentário: