quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Policia Civil desarticula quadrilha que assaltava bancos no interior do estado

Nove integrantes de uma quadrilha responsável por pelo menos três assaltos a Bancos do Brasil na região da Chapada Diamantina, nos municípios de Itaitê, Baixa Grande e Macajuba foram presos ontem (1), na fazenda Alto do Ipê, em Nova Cruz, distrito de Macajuba. O bando foi surpreendido enquanto planejava mais um ataque, que desta vez aconteceria na cidade de Ruy Barbosa. O líder do grupo, o maranhense Magadiel Pinto da Cruz, 30 anos, morreu no confronto com a polícia.

Vestidos com roupas camufladas do Exército o grupo, integrado por cerca de dez pessoas chegava nas agências em uma picape Hillux onde se dividiam. Alguns integrantes formavam barreira humana com os clientes, enquanto outros obrigavam o gerente a abrir o cofre. Na saída, outros componentes faziam a proteção da retirada do bando, impedindo qualquer ação da polícia. Para isso, eles tomavam clientes como reféns e os abandonavam quando chegavam uma área isolada já distante da cidade.

Os baianos Ananias Francisco Miranda Sacramento e seu pai Juscelino Barreto Sacramento participavam da quadrilha, dando suporte logístico. Os demais eram oriundos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Sergipe. São eles Paulo Mendes Vitório, Ageilson Marques, Paulo César da Silva, Milton Ferreira da Silva, Denys Ventura oliveira, Flávio Gonzaga Santana e Paulo Ricardo Alves. Eles foram reconhecidos através de gravações das câmeras de segurança dos bancos assaltados.

O armamento utilizado pela quadrilha para os assaltos incluía um fuzil 7,62, outro 5,56, uma espingarda doze e outra de ar comprimido, além de um revólver, um colete à prova de balas e cartuchos de diversos calibres.

As investigações que resultaram no desbaratamento da quadrilha tiveram início quando ficou constatado o crescimento dos números de assaltos a Bancos do Brasil na região da Chapada Diamantina.

Uma equipe da Coordenadoria de Ações Especiais, chefiada pelo delegado Marcos Tebaldi, juntamente com da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia (Itaberaba) sob o comando do delegado Suzano Sulivan, iniciou o acompanhamento das atividades do bando, resultando na captura dos seus integrantes. “Nosso objetivo em situações como essa é delinear ações de inteligência para possibilitar uma ação policial sem confrontos e preservando a integridade de possíveis vítimas”, concluiu Tebaldi.

A apresentação dos integrantes da quadrilha foi feita hoje à tarde (2) pelo secretário César Nunes, no auditório da SSP, no CAB, com as presenças do delegado-geral, Joselito Bispo, e do coordenador das investigações, Marcos Tebaldi.

Nenhum comentário: