terça-feira, 5 de maio de 2015

Delegada esclarece boato sobre sequestradores de crianças em Feira de Santana

Boatos
 A polícia civil de Feira de Santana não registrou nenhum caso de sequestro de criança, seguido de morte, e retirada de órgãos. A informação é da delegada Milena Calmon, que esclareceu durante entrevista ao Acorda Cidade, um boato que está circulando nas redes sociais desde a última quinta-feira (30/04), na cidade.

A falta informação segue com a imagem de um casal ou de uma criança que foi decapitada na Índia anos atrás. Vários áudios feitos por pessoas de Feira de Santana e de outras cidades reforçaram o boato, causando pânico na população, no entanto nenhuma das pessoas que encaminham os áudios confirmam o nome ou endereço de mães que afirmam terem visto o tal casal ou que tiveram seus filhos sequestrados. Segundo um dos boatos, os sequestradores chegam em um veículo preto 4X4.
“Não sabemos se são intencionais, mas o que sabemos é que algumas dessas informações que vêm de outros estados são editadas [ou regravadas] tentando manipular os usuários para que eles acreditem que aqueles fatos estejam acontecendo naquele lugar, mas na verdade são crimes ou fatos ocorridos em outros lugares e que não têm nada a ver com a nossa cidade. É preciso ter cautela ao repassar essas informações, porque isso pode causar um problema maior como o que aconteceu com uma senhora que foi morta no interior de São Paulo pela população local porque ela foi confundida com uma pessoa que estaria [sequestrando crianças para rituais de magia negra]”, alertou.
 
Empresa de fotografia
Por conta desses boatos os representantes de uma empresa de São Paulo que atua em diversas cidades brasileiras registrou uma queixa na 1ª Delegacia, em Feira de Santana, na manhã desta segunda-feira (4). O representante da empresa Bela Imagem Fotografia e Molduras Eireli, Cesar Santos Menezes, que reside em Campinas (SP), soube através de uma funcionária sobre o boato em Feira de Santana, onde a empresa está atuando desde janeiro, e veio para a Bahia esclarecer os fatos. Ao Acorda Cidade ele ressaltou que teme pela integridade física de suas funcionárias, que estão inclusive recebendo ameaças.
“Somos uma empresa idônea, que atua há mais de dez anos no mercado, fotografando crianças de 0 a 12 anos de idade com a autorização dos pais. Somos a maior empresa de fotografia infantil existente no Brasil e o nosso trabalho é honesto. Por onde estamos passando as pessoas estão fazendo esses comentários de que somos sequestradores de crianças e viemos tomar as providências cabíveis”, disse.
 
“São comentários falsos, já pesquisamos e sabemos que se trata de uma informação falsa que surgiu em outro estado”, continuou.
 
A delegada informou que a empresa não comete nenhum delito ou infração penal ao fotografar crianças com a autorização dos pais.
“Eu os orientei a realizar um registro de ocorrência não delituosa, a princípio, porque o material que ele trouxe para gente foi a impressão de uma postagem descrevendo o boato, mas não cita nomes. Nesse caso a vítima não está clara, mas ele atribuiu o boato à atividade que ele estava fazendo com o grupo nos bairros”, disse a delegada. Em outros estados, onde o boato também circulou, a polícia está rastreando as redes sociais para descobrir de onde partiu a falsa informação.
Além dessa foto, outra imagem de casal também circula nas redes sociais com informações semelhantes
 
Em uma das imagens a foto que aparece de um casal trata-se na verdade de um outro fato. Segundo informações da TV Record, o homem que aparece na foto é acusado de estuprar a filha e a enteada dele. Já a mulher é Francideide Leal, a ex-mulher do acusado. Os dois estão separados e ele está preso pelo crime de estupro. O texto que circulam nas redes sociais informando que eles são sequestradores de crianças, vindos do Paraguai, ou que fingem ser fotógrafos, nada têm a ver com a real situação, segundo apuração feita pelo telejornal.
 
A foto do casal se espalhou incialmente pela família na tentativa de procurar o suspeito de estupro, mas as informações foram editadas e se transformaram no boato.
 
Segundo Milena Calmon, a polícia de Feira de Santana está realizando diligências na cidade, inclusive no conjunto Expansão do Feira IX, para localizar os autores dos áudios com os boatos. “É difícil, mas a polícia tem como chegar a pessoas que gravaram esses áudios em bairros de Feira de Santana. Pedimos que pessoas passem informações para a polícia”, concluiu.
 
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade

Nenhum comentário: