segunda-feira, 25 de maio de 2015

Continua rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana

Reféns
 Não foi cumprida a promessa de libertar as pessoas que estão sido mantidas reféns, no pavilhão 10 do Presídio Regional de Feira de Santana e a rebelião continua, na manhã desta segunda-feira (25/05). Durante a rebelião, que foi iniciada no inicio da tarde deste domingo (24/05), dia de visita. Sete detentos foram mortos e cinco saíram feridos.

As pessoas que estão mantidas reféns, ainda não se sabe até o momento a quantidade. Informações policiais apontam que, entre elas, estão os parentes dos presos, dentre mulheres e crianças. A agitação. Entre os mortos, pelo menos um foi decapitado e cinco pessoas ficaram feridas.
As negociações foram encerradas por volta das 22h do domingo e reiniciaram por volta das 7h desta segunda-feira, com a chegada da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal da cidade. Não houve ocorrência grave durante a madrugada.
 
Os presos entregaram três armas, sendo dois revólveres e uma pistola. Eles aceitaram liberar os cinco feridos, todos presidiários feridos com facas artesanais, um deles em estado grave, que foram levados em ambulâncias para o hospital.
Clériston Leite, diretor do presídio, informou que vai investigar as causas da rebelião, mas adiantou que a princípio começou após uma briga entre facções. 
 
Como aos domingos são realizadas as visitas aos detentos, muitas famílias foram feitas reféns na rebelião. Entre os reféns, há mulheres e crianças.
Ainda segundo o policial, as mortes e ferimentos foram causadas em brigas entre os próprios presos. Os cinco feridos foram liberados pelos presos e encaminhados para o hospital Clériston Andrade, um deles em estado grave.
 
De acordo com informações disponíveis no site da Seap, o presídio abriga 1.467 detentos, no entanto, só possui capacidade para 644. Com isso, 823 excedem a capacidade. Desse total, a grande maioria, 1.376, é de homens - 1.055 presos provisórios e 341 condenados. Das 91 mulheres, sendo que 49 provisórios e 42 condenados.
 
A Seap informa ainda que a unidade tem 13 pavilhões - 12 masculinos e um feminino. Dos próprios para homens, seis não estão em funcionamento. Três locais são improvisados para recebimento de presos em regime especial, como idosos e pessoas em regime semi-aberto.
 
Imagens da TV Subaé

Nenhum comentário: