terça-feira, 14 de abril de 2015

Expo Segurança chega à Feira de Santana

Expo Segurança
 Sucesso na primeira edição, realizada em Salvador às vésperas do carnaval 2015, a Expo Segurança chega agora à Feira de Santana, dias antes do início da Micareta da Cidade, a mais famosa do interior do estado, que acontece entre os dias 23 e 26 de abril.

Nos dias 16, 17 e 18 todo o aparato policial utilizado na festa será exposto nas principais praças do Shopping Boulevard, localizado no bairro Caseb. A iniciativa tem o objetivo de apresentar aos baianos e turistas que vão chegar à Princesa do Sertão, como é conhecido o município, toda a estrutura montada pela Secretaria da Segurança Pública para grandes eventos.
 
Nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira), durante o horário de funcionamento do shopping, policiais civis e peritos do Departamento de Polícia Técnica ocupam a principal entrada do shopping – entrada do estacionamento E3 – mostrando aos visitantes as atividades realizadas pelas instituições durante a festa.

Na ocasião serão exibidos vídeos, distribuídas cartilhas e realizadas demonstrações de aparelhos do DPT, responsáveis pela elucidação de crimes. A tecnologia utilizada pelo departamento, um dos mais qualificados do país, são famosos por aparecerem com frequencia em seriados policiais americanos. Entre eles estão o Ramam, aparelho responsável pela identificação rápida de drogas, e a Luz Forense, que identifica vestígios não visualizados a olho nu. 
 
Enquanto isso, na Praça Principal de Eventos, policiais e bombeiros militares apresentam veículos, armas e as guarnições disponíveis para os dias de festa, além de darem dicas de segurança para o evento. Unidades especializadas da PM, entre elas a “Operação com Cães”, que auxilia na localização de drogas e explosivos, o Batalhão de Choque e a Companhia de Operações Especiais da PM, também estarão prontas para explicar as atividades desenvolvidas durante a micareta.
 
A Expo Segurança em Feira de Santana reserva ainda, no último dia (sábado), uma série de atividades ao ar livre, no Estacionamento 3 do Shopping Boulevard. O Corpo de Bombeiros fará demonstrações de salvamentos, inclusive os que demandam a utilização de rappel para resgate de vítimas, além de apresentar um caminhão auto bomba, utilizado para debelar incêndios, entre outros equipamentos utilizados no dia-a-dia.
 
Sucesso de público na primeira edição da Expo Segurança, o “Caveirão” - como é conhecido popularmente o veículo blindado do Batalhão de Choque da Polícia Militar, utilizado apenas em missões especiais e de grande periculosidade – também poderá ser visto por dentro. Integrantes da unidade especializada estarão à disposição do público, explicando as principais funções do veículo e suas potencialidades.
 
A Delegacia Móvel, que vai facilitar o registro de ocorrências durante a festa, também estará aberta à visitação.  Utilizado no monitoramento de grandes áreas, a Plataforma de Observação Elevada (POE)– veículo cercado de câmeras suspensas, contendo no seu interior equipamentos que permitem o acompanhamento em tempo real a uma determinada distância – utilizada pela primeira vez na Copa das Confederações, também estará disponível na Micareta de Feira.
 
Totalmente gratuita, a Expo Segurança segue no Shopping Boulevard até as 16 horas de sábado (18).
 
Informações Kelly Cerqueira/Ascom SSP-BA 

Nenhum comentário: