terça-feira, 14 de abril de 2015

Acusado de ter matado Japiassu Junior vai a julgamento na Semana Nacional do Júri

Jheferson Matos
 Como parte da Semana Nacional do Júri, cinco julgamentos vão acontecer em Feira de Santana. O primeiro aconteceu nesta segunda-feira (13/04). As sessões acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e prossegue ate a próxima sexta-feira (17/04).

Entre os julgamentos agendados está o homem acusado de ter matado o jovem Japiassu Sales Siqueira Júnior. O crime aconteceu no dia 24 de abril de 2003 e teve grande repercussão ao ser noticiado no Programa Linha Direta, da Rede Globo. O acusado, Jheferson Matos Ribeiro, foi preso pela Polícia Civil de Feira em julho de 2011.
 
Segundo o Tribunal de Justiça, foram designadas 360 sessões de julgamentos para a Semana Nacional do Júri na Bahia O número é considerado “expressivo”, quando comparado ao do ano passado. Em 2014, foram realizadas aproximadamente 200 sessões.
                     Japiassu Sales Siqueira Júnior
 
O Tribunal de Justiça da Bahia organizará outras semanas de júri este ano, destinadas ao cumprimento de metas, com a elaboração de projetos para viabilizar um maior número de julgamentos.
 
A Prisão do Acusado
Mesmo com prisão preventiva decretada, o pecuarista Jheferson Matos Ribeiro, 30 anos vivia em liberdade nas fazendas, casas de praias e em outras propriedades de familiares. Porém em Julho de 2011 investigadores da 1ª Coordenadoria, sob o comando do delegado Fábio Lordello, conseguiu prender Jheferson numa fazenda localizada na zona rural do município de Capim Grosso, pertencente a seu pai.
Ele é acusado de matar o representante comercial Japiassu Sales Siqueira Júnior, no dia 24 de abril de 2003, com dois tiros de revólver calibre 38. Na mesma ocasião, o acusado também atentou contra a vida de Alexsandro da Cunha Sarmento, primo de Japiassu, com um tiro. 
 
Quatro dias após o crime, o acusado se apresentou à 2ª delegacia, confessando-se culpado. Mas, como ainda não havia o pedido de prisão preventiva do mesmo, ele foi ouvido e liberado. Dias depois a prisão foi decretada, porem o mesmo levou vários anos foragido.

Nenhum comentário: