quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Polícia prende quadrilha que atuava em pelo menos cinco estados



A polícia apresentou nesta quarta-feira (14/11), em Salvador, cinco integrantes de uma quadrilha de estelionatários que atuava, além da Bahia, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília. Na ação da polícia, foram presas seis pessoas, mas um deles não faz parte do bando e foi autuado em flagrante por estar com uma Carteira de Habilitação falsa, no apartamento onde três dos integrantes foram presos.

De acordo com as informações da polícia, o esquema funcionava a partir de ameaças que os cinco integrantes da quadrilha faziam a funcionários de agências bancárias em outros estados, os obrigando a realizar depósitos em diversas contas correntes. A partir disso, os estelionatários sacavam as quantias e o golpe só era percebido no final do expediente bancário, quando os gerentes detectavam a falta dos saques, que geralmente eram no valor de R$ 90 mil.

O grupo foi preso após o gerente de um banco acionar a polícia que, de sobreaviso, esperou que os suspeitos tentassem realizar saques na mesma agência, o que aconteceu na terça-feira (13). "Nesse momento, foi pedido o saque de 90 mil, mas o gerente só liberou 10 mil, enquanto os policiais chegavam no local para efetuar o flagrante bem sucedido", disse o delegado João Cavadas, da 14ª Delegacia.

Os dois presos na agência contaram à polícia sobre o paradeiro do restante do grupo, que foi preso em um apartamento no bairro da Pituba, na capital baiana. Ainda segundo a polícia, nas últimas semanas a quadrilha já havia realizado pelo menos três saques no valor de R$ 90 mil em Salvador.

"O que aconteceu aqui foi que o gerente do banco percebeu a quantia e questionou o funcionário, que contou das ameaças. O gerente chegou a pedir que a quantia fosse estornada, mas o dinheiro era sempre sacado antes do final do expediente", explica Cavadas. 

Entre os cinco presos há quatro homens e duas mulheres, com idades entre 22 e 44 anos. De acordo com a polícia, uma das suspeitas é garota de programa e teria vindo do Rio de Janeiro. Os homens foram encaminhados à 1ª Delegacia, nos Barris, e as mulheres ficarão à disposição da justiça na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), em Brotas. A polícia já entrou em contato com a polícia de outros estados, na procura de pistas sobre o restante da quadrilha. 

Nenhum comentário: