terça-feira, 20 de novembro de 2012

Chega ao fim rebelião do Conjunto Penal de Juazeiro



Foi encerrada por volta das 07h30minhs desta terça-feira (20/11), a rebelião do Conjunto Penal de Juazeiro. De acordo com informações do Coronel Inácio Paz de Lira Junior, comandante do CPRN e coordenador da equipe de negociação, os amotinados se entregaram sem fazer nenhum tipo de exigência. “A rebelião ocorreu por um motivo banal, que foi a transferência de um dos presos da Ala B, Francisco Soares, conhecido como Fernandinho Beira-Rio, e não teve nenhuma conotação reivindicatória”.

Segundo o Cel. Lira a rebelião terminou sem nenhuma morte e sete dos oito reféns, foram conduzidos a unidades hospitalares em Juazeiro. Policiais civis, militares e agentes penitenciários realizam uma operação pente-fino, com objetivo de encontrar armas ou drogas na ala B onde se concentrou a revolta dos detentos.

Ainda de acordo com o Coronel Lira não houve qualquer confronto com os rebelados e foi primordial para esse desfecho feliz o equilíbrio da tropa e a negociação comandada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) sob a coordenação do diretor de Segurança Prisional, Major Júlio César.

“Houve uma destruição grande nas celas da ala B, mas nós trabalhamos para garantir a integridade física dos amotinados e do nosso contingente que recebeu reforço de outras unidades policiais da região e da capital. Por isso a gente considera que o resultado da operação foi de grande sucesso”, argumentou Coronel Lira.

“A transferência de presos para outras unidades prisionais será necessária, mas tudo isso está sendo estudado com o Ministério Público porque depende de uma decisão do Poder Judiciário. Está ocorrendo um pente-fino pelo Departamento de Política Técnica enquanto a Política Civil vai instaurar inquérito policial para verificar alguns crimes cometidos, e as pequenas lesões praticadas entre eles mesmos, além da destruição do patrimônio público”, concluiu o Coronel Lira.

Nenhum comentário: